Você sabia que Mafra possui um abrigo de cães que mantém cerca de 200 animais? O “Amigo Fiel” é um projeto do Clube Ecológico Canforeira criado em 2009 que iniciou com o resgate de cachorros de rua e hoje é um dos principais símbolos de cuidado aos animais da cidade.
A Tribuna da Fronteira foi até o local e conversou com a presidente do Clube, Miriam Clara Schloegl, para conhecer a história e saber mais sobre o local. “O abrigo tem esse nome porque não existe criatura mais fiel nesse mundo que o cachorro. Cuidamos sempre de aproximadamente 200 animais”, contou ela.
Como adotar
Os interessados em adotar cães ou saber mais sobre o abrigo podem entrar em contato com o local através do WhatsApp (47) 99706-4942.
Falta de recursos
Porém, mesmo com a grande quantidade de abrigados, apenas quatro pessoas trabalham no local: a própria Miriam, uma prestadora de serviços, uma voluntária e a tesoureira da ONG.
“O abrigo gasta muito. Considerando o número de cachorros que temos precisaríamos mensamente de R$ 15 mil para alimentação, cuidados veterinários, castração, medicamentos, prestação de serviços, combustível e manutenção de veículos, ambos que ganhamos de doações”, estima a presidente.
Mas e de onde vem os recursos que mantêm o abrigo? Segundo Miriam nos últimos três anos a Prefeitura de Mafra repassou R$ 90 mil anuais – o que, considerando as estimativas de custos, cobre apenas seis meses.
“Até ano passado podíamos fazer eventos, cafés, bingos, bazares e sempre tinha uma coisa ou outra para arrecadar dinheiro, mas agora estamos sem reservas. Costumamos comprar 90 sacos de ração por mês e agora estamos comprando apenas 20; gastamos diariamente quase 50 kg de ração”, destaca a presidente da ONG.
Como ajudar
O Clube Ecológico Canforeira possui uma conta no Banco do Brasil, para onde podem ser enviados depósitos de quaisquer valores. Os dados são: agência 02062 | conta 5721-5.