A última vez que o Estado registrou temperaturas baixas no penúltimo mês do ano foi em 1992
De acordo com a Epagri/Ciram, logo nos primeiros dias do mês de novembro, as temperaturas podem chegar próximas de 0°C em regiões do Extremo Oeste ao Planalto de Santa Catarina, trazendo um frio histórico com possibilidade de neve.
A formação de uma frente fria no Sul do país, associada a um ciclone extratropical devem trazer chuva e temporais de granizo, segundo a Epagri/Ciram, marcando assim o final do mês de outubro. Logo após a passagem, uma massa de ar frio polar avança pelo Estado, fazendo com que as temperaturas caiam ainda no dia 31 de outubro.
Leia também: Granizo causa prejuízo em lavouras da região
Como Santa Catarina tem ainda previsão de umidade para estes dias, a possibilidade de chuva congelada e neve não está descartada, apesar de ser uma condição atípica no Estado, destaca a Epagri/Ciram.
Em novembro de 1992, foi registrado a menor temperatura em Santa Catarina, segundo a estação meteorológica de São Joaquim, quando os termômetros chegaram em -1,5ºC. De acordo com a Epagri/Ciram, considerando toda a série histórica, desde 1983, o Estado registrou 18 dias de temperatura abaixo dos 3°C em novembro.
Fonte: NSC Total









