Enquanto que o governador de SC já anunciou que vai liberar o uso de máscara em ambientes fechados neste sábado, o do PR enviou aos deputados projeto de lei que visa permitir a mesma coisa
Ambos os estados das cidades-irmãs Mafra (SC) e Rio Negro (PR) estão planejando liberar o uso obrigatório de máscara em ambientes fechados. Os anúncios foram feitos nessa semana; enquanto que em Santa Catarina a liberação deve acontecer já neste fim de semana, no Paraná a desobrigação ainda vai passar por debate na Assembleia Legislativa.
Atualização em 11/3/2022: Uso de máscara deixa de ser obrigatório em SC a partir deste fim de semana
Santa Catarina
O governador de SC, Carlos Moisés, divulgou hoje (10) um vídeo em suas redes sociais anunciando a decisão. Os detalhes ainda serão finalizados, mas o martelo já foi batido.
Veja o que diz o governador:
O estado já havia desobrigado o uso da máscara em ambientes abertos e também para crianças menores de 12 anos, apesar manter a recomendação do uso em ambientes públicos e privados.
Paraná
Já o Governo do Paraná encaminhou ontem (9) um projeto de lei para a Assembleia Legislativa que propõe deixar como prerrogativa exclusiva do Poder Executivo os critérios sobre a utilização do uso de máscara facial durante a pandemia. O texto também revoga a lei que impõe o uso obrigatório da máscara no Paraná (Lei n° 20.189, de 28 de abril de 2020).
Com a alteração, as medidas de controle epidemiológico passam a ser da Secretaria de Estado da Saúde. A proposta agora será encaminhada internamente pelos deputados estaduais e depois será sancionada. Somente após esse trâmite a Sesa definirá os detalhes sobre o uso da máscara. A ideia, num primeiro momento, é permitir a circulação de pessoas em espaços externos sem o equipamento de proteção individual.
Da Redação