terça-feira, março 19, 2024
InícioDestaqueVÍDEO: Veja como foi o início da vacinação contra a covid-19 em...

VÍDEO: Veja como foi o início da vacinação contra a covid-19 em Mafra

- Advertisement -

Assim como Rio Negro, Mafra iniciou nesta quarta (20) a vacinação contra a covid-19 com a chinesa Coronavac, que foi distribuída em todo o país durante esta semana. As primeiras doses recebidas pelo município serão destinadas a 498 profissionais da saúde.

Os primeiros imunizados da cidade foram Fernando Pilati, técnico de enfermagem há 4 anos que trabalha na UPA e no Hospital de Mafra, Samir Ahmad Mulssa Junior, médico clínico geral há 2 ano que trabalha na UPA e nos hospitais de Mafra e da região, e Daiane Pires dos Santos, técnica em enfermagem há 3 anos que trabalha na UPA e no hospital de Mafra.

Na oportunidade, o prefeito Emerson Maas destacou a necessidade da continuidade de tomar cuidados como o uso da máscara e a higienização constante e destacou que, além de seguir a ordem do Plano Estadual de Vacinação, será o último a ser vacinado em Mafra.

Atualização às 17h50:

Aspectos da vacina

Mafra recebeu pelo Governo Federal 498 doses da vacina. Segundo a Vigilância Epidemiológica as doses recebidas não são suficientes para imunizar todas as pessoas da primeira etapa da campanha, pois este quantitativo representa 14% das doses necessárias nesta primeira fase. Com as 498 doses serão imunizados 1/3 do total dos profissionais de saúde.

De acordo com o planejamento operacional interno da Secretaria Municipal de Saúde, o público-alvo para estas doses é de profissionais  que atuam em UTI, na Unidade de Emergência Covid/UPA, em atendimento clínico hospitalar Covid-19, profissionais de saúde com maior exposição ao risco de contaminação da Covid-19  e trabalhadores que atuam em instituições de longa permanência com contato direto com usuários-idosos e pessoas com deficiência. Os critérios estão baseados no cenário mafrense, nas orientações do Informe Técnico Campanha Nacional de Vacinação Contra Covid-19 de SC e deliberação CIB/SES.

Números do Centro de Atendimento Covid-19 Mafra (UPA)

Até o dia 19 de janeiro passaram pelo Centro de Atendimento Covid-19 Mafra (UPA) 9711 pacientes e houve mais de 21 mil atendimentos (21487) da saúde realizados exclusivamente em atenção à Covid-19. Segundo boletim epidemiológico de 19 de janeiro, Mafra contabiliza 18 óbitos e mais de 2 mil casos confirmados.

Vale lembrar que mesmo com o início da vacinação em Mafra, as medidas não farmacológicas de prevenção devem prevalecer:

– Uso de máscara;

– Distanciamento físico de pelo menos 1,5 metro,

– Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%;

– Evitar aglomerações;

– Permanecer em isolamento respiratório domiciliar desde o primeiro dia de sintomas suspeitos de Covid-19. Procurar atenção médica para o diagnóstico correto e seguir a orientação recebida e apropriada para cada caso em sua individualidade. Não se automedicar;

– Manter os ambientes arejados e ventilados.

Serviço

Se você apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, tosse, cansaço, perda de olfato ou paladar procure a Unidade Covid-19 ao lado
da UPA, no Jardim América. Mais informações ligar na Policlínica Municipal: 3641-5200.

 

Leia também:

https://tribunadafronteira.com.br/index.php/2021/01/19/riomafra-vacinara-695-pessoas-neste-primeiro-momento/

 

Últimas Notícias