sábado, dezembro 21, 2024
InícioDestaqueRiomafra terá escritório para intercâmbio com Luxemburgo

Riomafra terá escritório para intercâmbio com Luxemburgo

- Advertisement -

Primeira reunião da Câmara de Comércio Brasil-Luxemburgo do Paraná (CCBRALUX) com as cidades-irmãs contou com anúncio da instalação de uma sede local da entidade e projeto de revitalização de parque na antiga usina termoelétrica de Rio Negro

No último sábado (26) a Câmara de Comércio Brasil-Luxemburgo do Paraná (CCBRALUX) realizou a sua primeira reunião em Riomafra, de forma on-line devido à pandemia.  Três pautas guiaram o encontro, que contou com a participação de quase 50 inscritos de locais como Paraná, Santa Catarina, Ceará e Alemanha.

Uma delas foi a apresentação dos objetivos da Câmara, como promover contatos industriais, comerciais e culturais e manter e estimular encontros entre interessados brasileiros e luxemburgueses, além das formas de participação dos associados nos trabalhos da Câmara. “A reunião serviu para esclarecer as dúvidas, abrir novos caminhos e integrar os interessados em caloroso bate-papo virtual. Luxemburgo mostra ser uma porta de entrada para empreendimentos na Europa e é um país muito próspero, que através de vários programas incentiva novos investidores, jovens empreendedores e pessoas que desejam ampliar seus horizontes”, destaca a CCBRALUX.

Outro assunto tratado no encontro virtual foi o anúncio da instalação de um escritório da CCBRALUX-PR em Riomafra, para facilitar a participação dos interessados residentes na região.

Parque Bley

Também foi discutido o projeto de revitalização do “Parque Bley”. Ele fica localizado na antiga área da Usina Termoelétrica de Rio Negro, que foi o primeiro empreendimento de Nicolau Bley Netto, pioneiro rionegrense em geração de eletricidade e telefones até a mudança da Usina para a Hidrelétrica do São Lourenço em Mafra.  O local fica às margens do rio Negro, na Vila Paraná, a quatro quadras da Praça João Pessoa quase em frente à antiga garagem da empresa Reunidas.

Com a permissão do proprietário, o Parque Bley foi utilizado pela comunidade por mais de 30 anos, para promoção de festas, piqueniques e lazer em geral. “A Câmara de Comércio apresentou à Câmara de Vereadores  e à Prefeitura de Rio Negro, um projeto de revitalização daquela área, como contribuição ao Plano Diretor da Cidade, com a proposta de instalar no Parque Bley o Memorial do Imigrante de Luxemburgo. Oferecendo novamente à Cidade um local para encontros, esporte e lazer, cercado de referências à história da cidade e região”, ressalta a entidade.

Presenças

Por parte da CCBRALUX participaram integrantes como o presidente Cícero Bley Jr e diretores como Arnoldo Bley Neto, Luiz Geremiaz de Avis e Maria Majowski de Avis, além de Cínthia Maria Cordeiro e Juliana Wilczek de Oliveira.

Da Redação

Últimas Notícias