Projeto também foi aplicado em Campo do Tenente, Piên e Quitandinha
Em Rio Negro e nos municípios próximos a luta contra o bullying e outras formas de violência nas escolas é realidade. Ações preventivas são realizadas dentro das salas com o projeto “Bem te Ouvi”.
O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) Área Metropolitana Sul (AMSUL) em parceria com as escolas. Na manhã desta segunda-feira (11) ocorreu no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral o evento de certificação. Estiveram presentes no evento os representantes dos municípios de Rio Negro, Campo do Tenente, Piên e Quitandinha.
O chefe da AMSUL, Delton Adriano Gomes, também participou do evento e ressaltou a importância do projeto e dos resultados obtidos: “A responsabilidade no combate ao bullying é de todos. Escolas municipais, estaduais, prefeituras, governos em geral. Todos precisam ter o propósito de criar um ambiente de acolhimento para que tenhamos menos situações de bullying. O objetivo de uma escola é o acolhimento. A certificação de hoje é referente às metas que estabelecemos nesse projeto de parceria. Conseguimos avançar muito. Ainda temos um longo caminho, mas os avanços já são significativos”.
Alunos da Escola Municipal Gunther Urban, de Campo do Tenente, realizaram uma apresentação artística. Em seguida foram apresentadas as ações que as escolas realizaram para o combate do bullying e outras formas de violência no ambiente escolar. As escolas participantes foram certificadas com o “Selo Bem Te Ouvi 2024”.
No Brasil o bullying já é considerado um problema de saúde pública. O país é o quarto com maior prática de bullying no mundo, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Por isso, pais e escolas devem estar atentos ao comportamento das crianças e dos jovens e manter sempre abertos os canais de comunicação com eles.
Os mesmos cuidados valem para situações enfrentadas fora da escola, seja no mundo virtual – como em casos de cyberbullying –, na vizinhança onde moram ou nos locais que costumam frequentar.