Na próxima semana é esperado novo declínio da temperatura para o Estado
A previsão de um junho com frio frequente e intenso em SC, anunciada pelos meteorologistas da Epagri/Ciram, começa a ser observada desde o início do mês.
A última quinta-feira, 02, foi de tempo fechado e chuvoso em SC, com máximas iguais ou inferiores a 15ºC em praticamente todo o Estado.
Nas áreas mais altas da Serra, a máxima foi de 7,9ºC, em Urupema e em 7,7ºC em Bom Jardim da Serra, localidades onde a mínima ficou em torno de 4,0ºC. Ou seja, foram temperaturas mais baixas registradas em SC, até o momento, durante o outono de 2022. Esse frio segue até o final da semana, com uma diminuição da chuva.
Na próxima semana é esperado novo declínio da temperatura para Santa Catarina. Outra massa fria chega ao Sul do Brasil entre os dias 07 e 08 de junho, acompanhada de fortes rajadas de vento e de um novo ciclone extratropical no mar.
A partir do dia 10/06, o frio ganha reforço com uma intensa massa de ar frio de origem polar, quando outro ciclone extratropical deve atuar com ventos fortes na costa sul do Brasil.
Desta forma, na próxima semana há indicativo de condições adversas de tempo, com avisos de mar agitado, ventos fortes e frio intenso. E a combinação de frio intenso com ciclones próximos da costa sempre deixam os meteorologistas em alerta para a possibilidade de neve, quem sabe no fim da próxima semana (10 e 11/06). Para confirmar essa possibilidade, acompanhe diariamente os boletins de tempo, avisos de extremos e notas divulgadas pela Epagri/Ciram.
Por Epagri/Ciram