domingo, dezembro 7, 2025
InícioCulturaPresépio elaborado em Rio Negro será exposto em Curitiba

Presépio elaborado em Rio Negro será exposto em Curitiba

- Advertisement -

A Adetur Rotas do Pinhão e a Cooparte realizarão em Curitiba mais uma edição do evento Exposição de Presépios. É a oportunidade para o público conhecer e prestigiar o trabalho de alguns artesãos da região.

O município de Rio Negro será representado com trabalhos artesanais elaborados pela Associação dos Artesãos de Rio Negro (Assoart). Serão expostos um presépio e a cena bíblica “Bodas de Canãa”.

Serão duas exposições: na Assembleia Legislativa do Paraná – Espaço Cultural, no período de 1 a 5 de dezembro, das 10h às 17h, e no Shopping Alto da XV Mall, com visitação a partir do dia 7 de dezembro, das 10h às 20h.

TRABALHOS DA ASSORT

Foto: PMRN

O presépio desenvolvido em Rio Negro é uma construção coletiva que contou com as habilidades das artesãs: Eliane Kleinschmidt Nehls para a elaboração das estruturas e montagens das personagens; Maria Brígida dos Santos Scholz, que bordou as vestimentas e adornos e também Mariani Mayer Baum, que confeccionou os animais com as técnicas de feltragem.

O presépio está confeccionado em base de madeira de reaproveitamento, com uma casca de palmeira Jerivá, madeira de reaproveitamento e de reflorestamento para as personagens, os quais foram vestidos com tecidos de algodão e linho com bordado a mão. Os animais estão confeccionados com técnica de feltragem de lã natural.

A cena bíblica “Bodas de Canãa” está apresentada em uma base de madeira, revestida com papel reciclado, madeira de reaproveitamento e de reflorestamento. As vestimentas são de tecidos de algodão e linho com bordado a mão. O telhado do cenário foi feito com revestimento do tronco do pinheiro Araucária.

Esta peça de artesanato é trabalho coletivo desenvolvido pelas artesãs: Eliane Kleinschmidt Nehls, responsável pela estrutura e montagem dos personagens; Maria Brígida dos Santos Scholz, que bordou as vestimentas dos personagens; a artesã Carise Wormsbecher dos Santos, que confeccionou as peças em biscuit da decoração e Ana Lina Santos Scholz, que montou o cenário.

Os dois trabalhos artesanais contaram ainda com a participação de Anselmo Leonardo Reynaud dos Santos para a confecção das bases de madeira e de Guilherme Koch, que gentilmente torneou as cabecinhas das personagens.

a

Últimas Notícias