sexta-feira, abril 26, 2024
InícioDestaqueRio Negro alcança 34º melhor índice de desempenho no Paraná

Rio Negro alcança 34º melhor índice de desempenho no Paraná

- Advertisement -

Posição foi alcançada entre os 399 municípios do Estado 

Dados divulgados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES apontam que entre os 399 municípios paranaenses, o município de Rio Negro apresentou a 34ª melhor avaliação de desempenho no IPDM, alcançando na região metropolitana a grande marca de estar em 5° colocado.

O IPDM é o índice que mede o desempenho de todos os municípios do Estado do Paraná,  considerando as dimensões de renda, emprego e produção agropecuária, saúde e educação. Sua elaboração se baseia em diferentes estatísticas de natureza administrativa, disponibilizadas por entidades públicas considerando os dados de 2018.

Os dados demonstram a alta de crescimento do município: Em 2012 na mesma  classificação Rio Negro ocupava a colocação de 189º lugar entre todos os municípios, avançando 189 posições. Na área específica de saúde, era o 376º do Estado, ou seja, entre os 25 piores desempenhos do Paraná segundo o índice. Em 2018 avançou para a 135º posição, passando de um índice de 0,5275 para 0,8730 um salto de 65% em 6 anos.

As bases de dados do Índice são estatísticas oficiais disponíveis publicamente, oriundas, em sua maioria, de registros administrativos obrigatórios. Esses grandes bancos de dados possuem periodicidade anual e recorte municipal. A escolha dos indicadores foi feita considerando-se aspectos importantes para o desenvolvimento local, o que permite subsidiar ações conjuntas das três esferas de governo e do empresariado.

Confira os dados na íntegra em: http://www.ipardes.pr.gov.br/Pagina/Indice-Ipardes-de-Desempenho-Municipal-0

 

Por Assessoria de Comunicação

Últimas Notícias