domingo, março 16, 2025
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Pavimentação em concreto da SC-477 no Planalto Norte está 80% concluída

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Com Santa Catarina transformada em um canteiro de obras pelo Programa Estrada Boa – o maior da história rodoviária estadual – os trabalhos avançam em todas as regiões. Um dos destaques na região do Planalto Norte é a pavimentação em concreto (pavimento rígido) de 34,5 quilômetros da SC-477 entre Canoinhas e o acesso à BR-116, em Monte Castelo, no Planalto Norte.

A concretagem no leito da pista já está com 80% dos trabalhos concluídos, o que equivale a quase 28 quilômetros do novo pavimento, que tem 22 centímetros de espessura e é mais durável que do que o asfalto tradicional. Há outras três obras sendo executadas com este tipo de material, por se tratarem de corredores de escoamento de produção com muitos caminhões pesados, a exemplo dos veículos que transportam madeira.

Este trecho da SC-477 estava há 30 anos sem receber qualquer investimento por parte do Governo do Estado. Em fevereiro deste ano, o governador Jorginho Mello deu a ordem de serviço e os trabalhos seguem a todo vapor.

“O concreto é mais caro do que o asfalto, mas como dura mais, no fim das contas sai mais barato. O Programa Estrada Boa está recuperando e implantando dezenas de obras em todas as regiões. Onde precisa de aslfato novo a gente coloca, onde o movimento é bruto, concreto”, afirma o governador.

O secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, explica que “o pavimento em concreto, pavimento rígido, tem 22 centímetros de espessura é uma obra para 20, 30 anos. É mais uma das 47 obras que temos em andamento nesse momento”, destaca ele, salientando que a rodovia receberá, ainda, terceiras faixas para garantir mais segurança aos usuários e dar mais fluidez ao tráfego de veículos leves e pesados. “No total, o Governo de Santa Catarina está investindo R$ 105 milhões neste projeto,” acrescenta Jerry Comper.

A obra

A SC-477 é um corredor logístico vital para o Planalto Norte catarinense. O projeto prevê a restauração e o aumento da capacidade, asfalto nas travessias urbanas e pavimento rígido (concreto) nos demais trechos, além de faixas adicionais para ultrapassagem em pontos críticos, as áreas urbanas contarão com melhorias como ciclofaixas e passeios de pedestres.

:: Serviços previstos

● Terraplenagem
● Pavimentação
● trecho rural – pavimento rígido
● trecho urbano – pavimento flexível
● 3,07 km de Faixas Adicionais
● 5 Interseções
Acesso bairro Água Verde
Acesso a Bela Vista do Toldo
Acesso ao Hospital de Major Vieira
Acesso a Major Vieira / km 33+680
● 2 Travessias Urbanas
km 0+000 ao km 1+430
km 21+260 ao km 22+260

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