sexta-feira, janeiro 3, 2025
InícioDestaqueMinissérie da Globo sobre rionegrense que salvou centenas de vidas começa segunda-feira;...

Minissérie da Globo sobre rionegrense que salvou centenas de vidas começa segunda-feira; veja o trailer

- Advertisement -

Aracy de Carvalho é conhecida mundialmente como Anjo de Hamburgo pela sua atuação na Segunda Guerra Mundial

Inicia na próxima segunda-feira (20) a minissérie “Passaporte para Liberdade”, produção da Rede Globo que vai contar a história da rionegrense que é pouco estudada – inclusive nas nossas cidades.

Aracy de Carvalho é conhecida mundialmente como “anjo de Hamburgo” por ter salvado a vida de centenas de judeus na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Inconformada com o regime nazista, ela se arriscou contornando regras de imigração, permitindo que famílias judias fugissem das atrocidades da guerra.

Na tela a heroína será interpretada pela atriz Sophie Charlotte e a atração também contará com outros grandes nomes como o de Rodrigo Lombardi, que interpreta o segundo marido de Aracy, João Guimarães Rosa – também conhecido por ser um dos maiores escritores da literatura brasileira.

Criada e escrita por Mario Teixeira, com colaboração da autora inglesa Rachel Anthony, e dirigida por Jayme Monjardim, a minissérie de oito capítulos será transmitida de segunda a quinta-feira a partir de 20 de dezembro.

Aracy de Carvalho

Nascida na cidade de Rio Negro em 5 de dezembro de 1908, Aracy de Carvalho é filha de mãe alemã e pai brasileiro. Poliglota, foi morar na Alemanha em 1935, após a separação do seu primeiro casamento e com um filho pequeno, Eduardo Carvalho.

Na Europa, ela foi a personagem-chave na vida de muitas outras pessoas pelas quais se arriscou para salvá-las durante a Segunda Guerra Mundial. Corajosa e inconformada com o regime nazista, Aracy foi incansável para ajudar famílias judias a escaparem da Alemanha.

Como funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo, mas sem qualquer proteção ou mesmo imunidade diplomática, ela contornava regras, enfrentando os governos alemão e brasileiro, para conseguir emitir vistos e ajudar judeus a imigrarem e sobreviverem nas Américas. Aracy morreu no Brasil, aos 102 anos, em 2011.

Sua luta inspiradora entrou para a história mundial e, pela primeira vez, é retratada em uma minissérie. Com sua ousadia e força, ganhou o título de “Justos entre as Nações”, instituído pelo Memorial do Holocausto, em Israel, como reconhecimento aos não judeus que protegeram vidas durante a guerra. É homenageada também no Museu do Holocausto, em Washington.

João Guimarães Rosa

O segundo marido de Aracy foi João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores da literatura brasileira, que na época era cônsul-adjunto em Hamburgo, na Alemanha. Autor de “Grande Sertão: Veredas”, Guimarães Rosa dedicou esse, seu maior romance, a ela, companheira do escritor durante o tempo de sua maior produção literária.

Aracy de Carvalho e João Guimarães Rosa na vida real e interpretados na minissérie (Fotos: Divulgação)

Produção internacional

“Passaporte para a Liberdade” é fruto de uma parceria com a Sony Pictures Television (SPT) e é a primeira produção da Globo gravada totalmente em língua inglesa – mas na televisão aberta será exibida na versão dublada.

As cenas foram gravadas em Buenos Aires e no Rio de Janeiro e há a participação de atores de diversos países. Entre os brasileiros, além de Sophie Charlotte e Rodrigo Lombardi, como Aracy de Carvalho e João Guimarães Rosa, estão também Tarcísio Filho como o cônsul Souza Ribeiro; Gabriela Petry como a cantora de cabaré Vivi Landau, de família judia; João Cortês como Wilfried Shwartz, soldado nazista; Bruce Gomlevsky como Hugo Levy, um dos judeus que recebe ajuda de Aracy; e Jimmy London como Mendel Krik, chefe da máfia judaica do porto de Hamburgo.

Da Alemanha, Peter Ketnath e Tomas Sinclair Spencer, que vivem os militares alemães Thomas Zumkle e Karl Schaffer, além de Stefan Winert, interpretando Milton Hardner. Da Itália, Jacopo Garfagnolli, responsável pelo personagem Rudi Katz. A polonesa Izabela Gwidzak vive Margarethe Levy, que vem a se tornar uma grande amiga de Aracy. Por fim, a israelense Sivan Mast vive a personagem Helena Krik, jovem da resistência contra Hitler, e o americano Brian Townes, que vive o nazista Comandante Heinz.

A seguir, veja um dos trailers da produção:

 

Por Millena Sartori/Tribuna da Fronteira com informações do gshow

Últimas Notícias