Localizada na Rua Brasílio Celestino Oliveira, 209, no centro de Mafra, a Maternidade Dona Catarina Kuss é referência para a Região do Planalto Norte, que abrange 13 municípios. Unidade da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, foi inaugurada em 15 de março de 1972, sendo a primeira maternidade do Sul do Brasil a conquistar o título de “Hospital Amigo da Criança”, em 1994, conferido pelo MS/UNICEF.
Até o mês de fevereiro de 2021 somou 83.147 internações e 55.785 nascimentos, sendo 28.628 masculinos e 27.157 femininos – total que é maior que a quantidade atual de habitantes de Mafra.
Possui 31 leitos de obstetrícia, 9 de UTI Neonatal, 4 de neonatologia (Intermediário) e 4 leitos UCINCO. A UTI Neonatal foi inaugurada em 29 de março de 2008 contando com 5 leitos de cuidados intensivos, 3 de cuidados intermediários e 1 de isolamento.
“Visando o atendimento humanizado é oferecido às mães o alojamento e os pais têm entrada livre; é estimulada a participação dos mesmos nos cuidados com o bebê e é realizado também o método mãe-canguru além do horário do soninho, banho de ofurô, repouso na redinha, musicoterapia e toque terapêutico. Logo, destaca-se como maternidade na assistência humanizada, onde o bebê permanece o tempo todo com a mãe em alojamento conjunto; pré-parto onde a parturiente pode adotar diversas posturas durante o trabalho de parto para alívio da dor, permanecendo em período integral com acompanhante de sua escolha, inclusive no parto e pós parto”, destaca a maternidade.
Além do atendimento obstétrico e neonatal, a “MDCK” também dispõe de atendimento ambulatorial, sendo: pré-natal de alto risco, assistência no período puerperal e de neonatologia com o “ follow-up” que segue com o cuidado do prematuro de risco após a alta hospitalar.
O Banco de Leite Humano “Alimente uma Vida”, com relevante importância para conquista e manutenção do Título de “Hospital Amigo da Criança”, obteve nos anos de 2013 a 2016 a certificação de “Categoria Ouro” concedida pela Fundação Osvaldo Cruz – IFF e ICICT – e, desde então, anualmente a FIOCRUZ mantém a certificação e aprovação para atendimento, considerando a função de proteção e promoção do aleitamento materno.
Saiba mais sobre as políticas de qualidade e as normas da Maternidade Dona Catarina Kuss neste link.
Da Redação