De forma lúdica e descontraída, alunos aprendem sobre limites e respeito ao próprio corpo
O mês de maio é dedicado à campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para trabalhar o assunto em sala de aula, os professores da rede municipal de ensino de Rio Negro utilizam de ferramentas lúdicas, que transmitem aos alunos orientações e cuidados sobre seu corpo. Dentre elas, está o ‘Semáforo do toque’: uma forma descontraída de ensinar as crianças onde ela pode e não pode ser tocada, de acordo com o semáforo do dia a dia. Nos locais verde significa que pode ser tocada, no amarelo precisa ter atenção e no vermelho está proibido o toque.
O Semáforo do Toque funciona com desenhos, e facilita para que as crianças compreendam onde fica sua parte íntima e quem pode chegar até ela. Dentre os objetivos estão retomar e reconhecer as partes do corpo, orientar de forma preventiva o abuso infantil, investigar pontos onde pode e não pode ser tocado, além de mostrar respeito aos colegas.
A atividade orienta e estimula o diálogo. Ao final os alunos compreendem e sabem quais são as partes de seu corpo e qual a importância de cuidar dele, e sabem assim, dizer quais partes do seu corpo que não podem ser tocadas por outras pessoas.
Por Assessoria de Comunicação