domingo, dezembro 7, 2025
InícioRiomafraMafra segue Santa Catarina e realiza multivacinação para atualizar cadernetas de crianças...

Mafra segue Santa Catarina e realiza multivacinação para atualizar cadernetas de crianças e adolescentes

- Advertisement -

Crianças e adolescentes menores de 15 anos são o público prioritário da campanha, que busca ampliar a proteção contra doenças e fortalecer a saúde coletiva

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com o Ministério da Saúde, deu início à Estratégia de Multivacinação 2025, voltada para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação acontece até 31 de outubro, com o Dia D de Mobilização em 18 de outubro, dia em que as ESFs com sala de vacinação estão abertas das 8 às 17 horas.

O objetivo principal é resgatar não vacinados e completar esquemas vacinais em atraso, garantindo que o público-alvo esteja protegido contra diversas doenças imunopreveníveis, como poliomielite, sarampo, HPV e meningite. A iniciativa integra o Movimento Vacina Sempre Brasil, que busca reverter a queda nas coberturas vacinais registrada nos últimos anos.

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Mafra, a vacinação é fundamental para reduzir a mortalidade infantil, aumentar a expectativa de vida e prevenir surtos de doenças que ainda circulam em outros países.“Atualizar a caderneta de vacinação é um gesto de cuidado consigo mesmo e de responsabilidade com os outros, pois contribui para a proteção de toda a comunidade”.

Além do público prioritário, haverá a vacinação contra o sarampo em pessoas de 12 meses a 59 anos e o resgate de jovens de 15 a 19 anos não vacinados contra o HPV.

Todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis, e pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta para avaliação. A atualização será feita de forma seletiva, conforme a situação encontrada em cada criança ou adolescente.

Com o lema da proteção e da responsabilidade compartilhada, a campanha reforça que vacinar é garantir um futuro mais saudável para todos.

Salas de Vacina em Mafra

ESF/UNIDADE DE SAÚDE BAIRRO ENDEREÇO E TELEFONE (47)
ESF JARDIM AMÉRICA I e II – Ben. Ulla Schneider Jardim América  Rua José Reitmeyer, s/n. 99195-0507
ESF VILA NOVA I e II – Ricardo Gregório Vila Nova Rua Carlos Urbanite, s/n. 99127-0140
ESF CAIC I e II Vila das Flores Avenida das Rosas, 6377  – 99182-6051
ESF ESPIGÃO DO BUGRE I e II – Ben. Ana Zilda Ruthes Espigão do Bugre Rua Ramiro Ruthes, s/n. 99189-9462
ESF CENTRAL – Rosane Paulino Riesenberg Centro Rua Marechal Floriano Peixoto s/n. –  99153-2991
ESF FAXINAL – Guilherme Ganzert Faxinal Rua José Stoebel Filho s/n – 99189-0850
ESF SÃO LOURENÇO – Edvino Hable São Lourenço Estrada Geral São Lourenço – 99185-3391
ESF VISTA ALEGRE – Ben. José Tauscheck Vista Alegre Rua Tupinambás, s/n. – 99258-3251
ESF RESTINGA I e II – Vereador Edson Luiz Schultz Restinga Rua Cirineo Mota Espesin esq. c/ Ben. Paulo Tavares – 99252-1482
ESF BELA VISTA DO SUL – Juventino Haas Petters Bela Vista do Sul Rua Primitivo Peters, s/n. – 3642-8678
ESF OSVALDO SAMPAIO Butiá dos Tabordas Estrada geral – 99166-1242

a

Últimas Notícias