O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) em parceria com o Procon municipal de Canoinhas, a Polícia Civil e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), finalizou nesta quinta-feira, 22, a Operação Abastecimento Seguro no Planalto Norte que iniciou no último dia 20, segunda-feira na cidade.
Foram fiscalizadas 97 bombas de combustíveis em 10 postos e cinco irregularidades foram encontradas. Fiscais do Imetro identificaram três bombas com lacre do painel violado e uma com erro contra o consumidor em 120 mililitro. De acordo com as normas, o erro máximo permitido é de 0,5%, o que significa 100 mls em um abastecimento de 20 litros. Nestes casos, foram abertos quatro processos administrativos. A fiscalização da ANP autuou um posto devido à falta placa de identificação do combustível.
“Esta é mais uma iniciativa conjunta com os órgãos que tem o objetivo de atestar a qualidade e a quantidade dos combustíveis nas bombas. Da nossa parte verificamos o estado de conservação da bomba, se não tem fraudes e se está medindo corretamente. Nosso foco é garantir uma justa concorrência entre os postos”, assegura o diretor de Metrologia Legal do Imetro, Hercílio de Oliveira Bez.
Denúncias
Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br.
Por Mônica Foltran/IMETRO