quinta-feira, dezembro 26, 2024
InícioDestaqueGuarnição Especial da PM de Mafra é promovida a Batalhão

Guarnição Especial da PM de Mafra é promovida a Batalhão

- Advertisement -

Decreto assinado pelo governador prevê que a unidade se efetive no primeiro semestre de 2022

A Guarnição Especial da Polícia Militar de Mafra conseguiu um feito que era almejado há anos: foi promovida e em breve se tornará Batalhão da PM de SC. A oficialização foi feita neste mês, quando o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, assinou o Regulamento da Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC).

Nele, foi criado o 38º BPM, Batalhão Duque de Caxias, sediado em Mafra. De acodo com a legislação, fica estabelecido o prazo de 180 dias (6 meses) para que sejam tomadas as medidas necessárias à perfeita adequação da estrutura institucional às normas e a unidade seja efetivada.

Na prática, isso significa que futuramente o efetivo local pode aumentar e receber mais suporte para desenvolver o trabalho de segurança pública.

“Fiquei muito feliz ao receber a notícia da ativação do 38º Batalhão PM em Mafra, previsto para os próximos 180 dias; resultado positivo do esforço de muitas pessoas. Defendi inúmeras ocasiões, assim como outros Comandantes que me antecederam, que os policiais militares, que são a ‘ponta da lança’ no combate à criminalidade, mereciam ser mais bem atendidos nas suas necessidades operacionais e administrativas, o que se espera que aconteça com essa melhoria”, afirma o Coronel PM RR ex-comandante da PM de Mafra, Marcelo Pereira, que até maio ficou cerca de quatro anos à frente da unidade local e acumula mais de 27 anos no serviço ativo da PMSC.

“Essa conquista também é importante porque valoriza os municípios que integrarão o 38º BPM (Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo), no cenário Estadual da Segurança Pública. Agora Mafra soma forças a Canoinhas e São Bento do Sul (que já possuem Batalhões), na segurança da divisa com o Estado do Paraná. Rogo a Deus que esse seja apenas o primeiro passo para que num futuro muito próximo ocorra o incremento de recursos humanos e materiais para a região”, complementa.

Ele também lembra que, com o novo status, a equipe de Mafra passa a ser subordinada de Jaraguá do Sul – o que encurta a viagem que até então durava quatro horas, até Lages, necessária para os policiais receberem atendimento médico, psicológico e treinamento.

Outras mudanças

Além de Mafra, também foram promovidas aos status de batalhão as unidades de Içara, Xanxerê, Itapema, Indaial, Curitibanos, Imbituba, Braço do Norte, Dionísio Cerqueira e Santo Amaro da Imperatriz. O decreto também prevê, entre outras mudanças, que a Diretoria de Ensino e o Centro de Ensino da Polícia Militar passam a compôr um único órgão denominado Academia de Polícia Militar da Trindade e as Regiões de Polícia Militar agora passam a ser denominadas de Comando Regional de Polícia Militar.

 

Por Millena Sartori/Tribuna da Fronteira

Últimas Notícias