domingo, dezembro 7, 2025
InícioRiomafraGrupo de terceira idade Paula Bannach faz turismo urbano em Mafra para...

Grupo de terceira idade Paula Bannach faz turismo urbano em Mafra para conhecer a evolução dos bairros da cidade

- Advertisement -

Um roteiro experimental de turismo urbano aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 12, com cerca de 20 pessoas pertencentes ao grupo de terceira idade Paula Bannach, com a finalidade de revisitar alguns bairros de Mafra e saber o que mudou, quais são os prédios municipais, escolas, indústrias e empreendimentos turísticos. No tour foram visitados os bairros Jardim América, Restinga, Vila Ivete, Amola Flecha, São Lourenço, Vila Nova e Espigão do Bugre.

O passeio foi organizado por Marilda Ferigotti, que coordena o grupo de terceira idade Paula Banach e também o grupo da Associação Catarinense dos Professores (ACP) e contou com apoio do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania. Durante o passeio, a diretora de Turismo, Juliana de Mattos Nassif, apresentou tecnicamente os atrativos, edificações e instituições relevantes em cada bairro e Norma Maria do Valle, fez os apontamentos históricos e curiosidades sobre os locais percorridos. Os momentos foram compartilhados pelos presentes que puderam dividir conhecimentos e experiências sobre as localidades revisitadas.

Mafra está se modificando

Foto: PMM

O secretário João Lázaro Lelis Ferreira disse que a ação é um experimento que estão fazendo, para que as pessoas conheçam Mafra, “porque Mafra está se modificando, está se transformando e, de repente, o cidadão mafrense não sabe o que está acontecendo na própria cidade onde vive”.

A aposentada Sra. Claudete Heyse, de 92 anos, presente no passeio, aproveitou para conhecer os pontos que ainda não conhece. “Nós viajamos muito, passeamos por muitos lugares e não conhecemos as novidades ou as mudanças que aconteceram na nossa própria cidade”, afirmou animada para acompanhar a evolução de Mafra.

A Coordenadora do grupo, Marilda Ferigotti explicou que o objetivo do passeio urbano cultural é conhecer e ver o quanto Mafra expandiu, principalmente os bairros. “Eu acho muito importante o Mafrense conhecer o seu município, a sua cidade, até para ajudar a defender. Para quem conheceu Mafra há 20 anos, não imagina o quanto cresceram nossos bairros”, afirmou destacando por exemplo, a localidade do São Lourenço, que teve um crescimento imenso, com locais de lazer e turismo e com o trajeto todo asfaltado, virando praticamente um bairro de Mafra. “A intenção é que elas tenham essa memória dos bairros, mas também acompanhem a expansão urbana”, afirmou. E anunciou que já tem projeto para o próximo ano, para realizar outro passeio pelo interior. “

Roteiro pelos bairros

Foto: PMM

A diretora de turismo no município, Juliana de Mattos Nassif, explicou que o roteiro do passeio iniciou apontando desde prédios centrais como a OAB, Rodoviária, Secretaria de Educação, Sine, Fórum, Ministério Público, a nova torre do Hospital São Vicente de Paulo, Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Polícia Rodoviária Federal, em direção ao Bairro Jardim América, a questão da acessibilidade pelo viaduto, a nova pista de skate, academia e quadra que foram inauguradas no pátio da Igreja Santo Antônio e seguiu até a “Morada Monte Carlo”, novo loteamento da cidade.

Depois passou pela Vila Ivete, dentre outros lugares, pelo Cemitério Municipal, paróquia Nossa Senhora das Graças e o CAPS Casa Azul.  Seguiu até condomínios de moradia popular, passou pela Colo Ind Com Artefatos Madeira, pela Estação Experimental da BAT, (Antiga Souza Cruz). Continuou até o São Lourenço, passando pelo Curtume Bannach, Frilux, pelas escolas da localidade até os empreendimentos turísticos Portal das Águas, Pesqueiro Henning e Recanto Padre Francisco Hable, além da Casa de Formação. Na sequência passou pela Vila Nova e continuou para conhecerem as indústrias que abriram recentemente, como a Toni Cerealista, a Scherer Autopeças e

seguiu para o Espigão do Bugre, até a JBS. Na Biopower JBS, o grupo foi recepcionado para uma conversa e apresentação no auditório e prosseguiu com um tour de micro-ônibus pela fábrica. O passeio encerrou no Caçarola Café, no centro da cidade, em clima de confraternização de fim de ano.

a

Últimas Notícias