domingo, dezembro 22, 2024
InícioEsporteFesporte homenageia destaques do esporte 2022

Fesporte homenageia destaques do esporte 2022

- Advertisement -

A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) promoveu na noite de quinta, 03, a cerimônia da outorga da Comenda do Mérito Esportivo 2022, na Sociedade Recreativa Indaial. Uma cerimônia de prestígio e reconhecimento dos destaques do cenário esportivo no ano de 2022.

O prefeito municipal de Indaial abriu a solenidade, destacando a importância do esporte em sua gestão e reconheceu que o esforço e a dedicação de muitos apaixonados pelo esporte, impulsionam o cenário esportivo municipal, tornando Indaial uma referência no esporte em Santa Catarina.

O momento mais esperado da noite foi a entrega da Comenda do Mérito Desportivo de Santa Catarina, concedida pelo Conselho Estadual de Esporte (CED), sob presidência de Renan Pirath e a entrega da Medalha Marcílio Ramos Krieger, uma honraria conferida pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC), presidido por Rafael Bozzano.

Os agraciados foram: Cláudia Monteiro do Nascimento (atleta, técnica e dirigente de Handebol); Sérgio Rodrigues Castro, o popular “Ceará” (atleta e técnico de volei de praia); Roberto David da Graça, o “Cocada” (atleta e dirigente do Judô); Valmir Carvalho (atleta maratonista); Instituto Guga Kuerten (associação sem fins lucrativos que tem como objetivo garantir oportunidades de inclusão social para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência); Scherer S.A. Consórcio de Autopeças, que contribui via Lei de Incentivo ao Esporte, que atende crianças adolescentes e jovens de alto rendimento; Camilo Moisés Penso, (in memoriam), atleta, técnico e dirigente de judô por mais de três décadas; e Dárcio de Saules, atleta, técnico, árbitro categoria nacional com registro na Federação Brasleira de Basquetebol e atual Gerente de Rendimentos da Fundação Catarinense de Esporte (Feporte).

O diretor de esporte e lazer de Indaial, Ivan Maziero, o popular “Macarrão”, Comendador do Mérito Esportivo 2021, expressou sua gratidão por ser reconhecido e destacou um projeto municipal denominado “Semente”, que atende mais de 4.000 crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, da iniciação ao rendimento.

A solenidade contou com um tocante discurso da mãe do tenista Guga, dona Alice Kuerten, que agradeceu em nome dos homenageados e enfatizou o trabalho contínuo do Instituto Guga Kuerten (IGK) ao longo de mais de duas décadas, ressaltando sua dedicação à promoção do esporte e do desenvolvimento social.

Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão do vôlei, presidente da Fesporte, nesse ato representando o governador do estado, Jorginho Mello, destacou a importância do resgate da história do esporte catarinense e do legado deixado pelos homenageados. “Esse é um evento especial, que resgata e nos faz lembrar o legado desses profissionais, de ex-atletas, de profissionais do esporte”.

Paulão concluiu, dizendo que “é importante não somente lembrá-los, mas homenageá-los. Tudo isso reflete em nossos alunos e em todo o ambiente esportivo. Esse dia é muito marcante para os homenageados, para as empresas e para todas as lideranças da comunidade esportiva catarinense. Tenho muito orgulho por ações como estas proporcionadas pelo governo de Jorginho Mello por intermédio da Fesporte”.

Dárcio de Saules, bastante emocionado ao receber a honraria, agradeceu seu padrinho Selvino que o indicou para tal homenagem, e destacou o sentimento de receber o reconhecimento: “Estou extremamente honrado e tudo isso é motivo de muito orgulho. A noite de hoje para mim é mais que fantástica, um marco na minha história dentro do esporte aqui em Santa Catarina e me deixa mais motivado para participar e proporcionar eventos fabulosos que a Fesporte oferece”.

Quem é Dárcio de Saules?
Dárcio de Saules, natural de São Paulo, há 30 anos morando em Santa Catarina, é o atual Gerente de Esporte de Rendimento da Fesporte. Sua carreira esportiva é muito significativa, com destaque para alguns feitos: campeão brasileiro por São Paulo, campeão sul-americano pela Seleção Brasileira, campeão paulista, mineiro, paranaense e vários títulos catarinenses, entre eles tricampeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).

O que é a Comenda do Mérito Esportivo?
A Comenda do Mérito Desportivo foi instituída pela Resolução 1/94 do Conselho Estadual de Esporte, de acordo com as deliberações da sessão do dia 5 de julho de 1994 e atualmente é regida pela resolução 25/CED/2022.

O título de Comendador do Esporte Catarinense é honroso e destinado a galardoar brasileiros e/ou estrangeiros que tenham se destacado e/ou prestados relevantes serviços ao esporte catarinense ou nacional.

A Comenda do Mérito Desportivo é concedida pelo Conselho Estadual de Esporte, através de processo eleitoral realizado anualmente, e que, em sessão solene, confere o Título de Comendador do Esporte Catarinense.

A Medalha Marcílio César Ramos Krieger
O advogado, Alexandre Beck Monguilhott, natural de Florianópolis, recebeu a Medalha Marcílio César Ramos Krieger 2022, homenagem do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina.

Monguilhott tem atuações que merecem destaque ao longo de sua carreira, nos âmbitos do esporte catarinense e nacional: consultor jurídico na Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte (antiga SOL) e na Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte); gerente jurídico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), presidente da Comissão de Direito Esportivo da OAB/SC; Presidente do Conselho Estadual de Esporte de Santa Catarina; Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina, além de ser autor de artigos, congressista, palestrante e mediador de diversas dezenas de conferências, congressos, seminários e eventos sobre o direito esportivo.

“É um prazer muito grande receber tal reconhecimento, pois reflete todo um trabalho, mas sobretudo a amizade que eu tinha com o Marcílio. Ele, um grande amigo, uma inspiração para mim e formou uma geração de profissionais dentro do esporte e do direito. É uma emoção muito grande”, finalizou.

Por fim, a noite de homenagens foi um reconhecimento a grandes nomes do esporte e pessoas que dedicaram e dedicam boa parte de suas vidas, abdicando para fortalecer o esporte catarinense.

Por ASCOM/FESPORTE

Últimas Notícias