quarta-feira, outubro 30, 2024
InícioDestaqueEstudantes de Mafra recebem palestra de promotor do Ministério Público

Estudantes de Mafra recebem palestra de promotor do Ministério Público

- Advertisement -

Promotor falou sobre proteção do meio ambiente, ética, combate à violência e atuação do MP

“Vocês sabem o que faz o Ministério Público?’ pergunta o Promotor de Justiça Dirceu Alves Rodrigues Filho, enquanto um dos alunos levanta a mão e diz: busca fazer a justiça. E na sequência, outra estudante emenda: também processa quem faz algo errado”. Esse diálogo abriu a palestra do programa Cultivando Atitudes, realizada na manhã de quinta-feira (03/10), na Escola de Ensino Básico Professor Mário de Oliveira Goeldner, em Mafra, Planalto Norte Catarinense.

A iniciativa faz parte do programa Cultivando Atitudes, desenvolvido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A ação visa interagir com os alunos e professores em sala de aula, por meio de um bate-papo, para tratar de temas que abordam problemas diários e sociais, como o cuidado com o meio ambiente, bullying, cidadania, ética e combate à violência. No encontro, também foram repassadas informações sobre a atuação do Ministério Público.

Em Mafra, os cerca de 50 estudantes dos 5ºs anos da unidade de ensino assistiram a uma palestra sobre preservação ambiental. Em sua exposição, o Promotor de Justiça falou da necessidade de cuidados que se deve ter com o meio ambiente agora, para que no futuro as pessoas não sofram com rios poluídos, excesso de lixo e a falta de áreas verdes. Ele tratou, ainda, acerca da violência contra os animais. ¿Os animaizinhos são seres que precisam de proteção, que não sabem se defender. E se vocês presenciarem qualquer situação de maus-tratos devem falar com seus pais e responsáveis para que denunciem¿, explicou.

Ao citar as denúncias que devem ser feitas em situações de violência de qualquer natureza, o Promotor de Justiça explicou como isso deve ser feito junto ao MPSC, bem como a forma como o órgão atua para buscar a solução desses problemas.

“Qualquer pessoa pode ir ao Ministério Público, nos procurar e denunciar. Após a denúncia, instauramos um procedimento e avisamos os órgãos de segurança para nos apoiar nas investigações e buscar resolver a questão”, disse o Promotor de Justiça Dirceu Alves Rodrigues Filho.

Durante a palestra, os alunos receberam os kits do programa do MPSC, com mochila ecológica, estojo, marca-páginas, folders com informações sobre o programa e lápis com sementes para serem plantadas.

A aluna Maria Helena disse, após o encontro, que a sociedade precisa de mais promotores públicos e de pessoas que ajudem a preservar o meio ambiente. “Hoje aprendi com o programa que nós devemos cuidar do meio ambiente”, afirmou.

Já o estudante Josué comentou que aprendeu que deve ajudar a cuidar do meio ambiente, dos animais e que se vir alguém cortando árvores, deve denunciar no MPSC.

O Promotor de Justiça Dirceu Alves Rodrigues Filho comentou após a palestra que essa é uma oportunidade de o Ministério Público estar próximo da sociedade. “É extremamente importante que o MPSC tenha esse contato com os alunos, com os professores e direção da escola. O Cultivando Atitudes vem plantar uma sementinha na cabeça dos alunos sobre assuntos que são importantes para uma sociedade melhor”.

Ele disse também que junto ao programa é feita a entrega de um lápis para as crianças. Nesse lápis, tem uma sementinha que vai ser plantada posteriormente. “Mas, de modo simbólico, é o Ministério Público plantando na cabeça dos alunos a semente de ser um cidadão melhor e buscar uma sociedade melhor”.

O diretor da Escola Professor Mário de Oliveira Goeldner Ricardo Bergamini destacou que “ter o Ministério Público dentro da escola para tratar de assuntos tão importantes junto aos nossos alunos nos traz alegria. Essa iniciativa firmou uma parceria da família, da escola e Ministério Público, e com isso, podemos fazer mais ações desta natureza”.

O projeto

O Cultivando Atitudes é organizado pelo Grupo de Valorização à Cidadania e à Ética (GVEC) do MPSC. O objetivo é promover a interação entre a instituição e os estudantes com debates sobre assuntos do cotidiano, como o respeito às leis e o combate aos crimes. O programa foi criado em 2018 e já alcançou cerca de 24 mil alunos catarinenses. As escolas em todo o estado interessadas em receber o programa devem entrar em contato com as Promotorias de Justiça locais e agendar um dia e horário.

Sobre o GVEC 

O GVEC promove a educação e a conscientização acerca de valores e temas relevantes ao convívio social, além de melhorar a compreensão das pessoas em relação à atuação do MPSC. Neste ano, o grupo retomou o programa Cultivando Atitudes e a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, modernizando os casos ao momento atual e fortalecendo o trabalho de difusão aos públicos de interesse.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC – Correspondente regional em Joinville

Últimas Notícias