Sistema visa o aprimoramento constante da qualidade do ensino
Gestores das escolas da rede municipal de ensino participaram no último dia 31, na Amplanorte, da reunião para repasse dos indicadores detalhados que serão avaliados pelo NAQE – Núcleo de Avaliação da Qualidade do Ensino da Rede Municipal de Mafra. O NAQE avaliará a qualidade do ensino através de indicadores quantificáveis e qualificáveis, utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo.
Na reunião, o prefeito Emerson Maas destacou o trabalho que vem sendo realizado pela educação de Mafra e salientou que o NAQE será como mais uma ferramenta para auxiliar no aprimoramento constante para a qualidade do ensino ofertado aos mafrenses.
A secretária Jamine Henning salienta que mais do que avaliar, esses indicadores apontam para o início de uma observação de cada gestor sobre sua própria Unidade. Além disso, cada indicador será avaliado e as boas práticas serão compartilhadas, pois o objetivo macro pauta pois o objetivo macro pauta no compartilhamento de boas práticas para elevar a qualidade de todas as unidades.
Ela explicou que as escolas que se destacarem de forma positiva quanto às avaliações, que serão feitas semanais, in loco e por sorteios, receberão no final do ano, um reconhecimento quanto às boas práticas de gestão escolar.
Avaliações
As avaliações serão feitas com base nos seguintes itens:
– Estrutura com capacidade mínima para comportar alunos da Educação Básica;
– Otimização de recursos e sustentabilidade com redução de falhas e retrabalhos;
– Controle da eficiência e da eficácia dos processos organizacionais, oportunizando maior agilidade no ingresso e permanência dos alunos na Escola;
– Maior transparência sobre os resultados atingidos, gerando ampla divulgação para a comunidade escolar;
– Elaboração e acompanhamento de planejamentos docentes significativos;
– Maior agilidade para reagir a momentos críticos e/ou pandêmicos;
– Inclusão de alunos com suas particularidades na comunidade escolar;
– Alimentação saudável e de qualidade dentro dos padrões necessários para a saúde dos alunos;
– Alfabetização de alunos até o 3º ano, vislumbrando uma melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB;
– Ambiente limpo e higienizável minimizando doenças e instigando as boas práticas nos alunos;
– Transporte gratuito e com segurança, considerando o raio escolar;
– Profissionais da educação qualificados para o desenvolvimento de suas competências;
– Oferta de educação em tempo integral, com atividades no contraturno para, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) dos alunos da Unidade Escolar, diminuindo a vulnerabilidade e a defasagem, oferecendo atividades de contraturno significativas;
– Professores da Educação Básica com formação de nível superior e continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino;
– Visibilidade de uma gestão democrática com consulta pública à comunidade escolar, através das Associações de Pais e Professores, Conselhos Escolares e Grêmios Estudantis.