No total, 25 famílias integram a cooperativa
O prefeito James Karson Valério recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira, a presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Rio Negro (COOPERIONEGRO), Rita de Cássia Valério de Souza, que esteve acompanhada de sua filha Catarina e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Geraldo Veiga.
Os dados atuais e o planejamento da cooperativa foram apresentados ao prefeito. Segundo a presidente, a COOPERIONEGRO iniciou as atividades em 2023 com 21 famílias cadastradas. Atualmente são 25 e esse número continua crescendo.
Logo após a fundação os associados foram instruídos sobre a participação nas chamadas públicas para o fornecimento de alimentos para a merenda escolar de unidades municipais e estaduais, além das instituições sociais e das Organizações Militares do Exército.
A capacitação teve grande importância, pois atualmente a cooperativa fornece alimentos para a rede municipal e estadual de educação de Rio Negro e para algumas instituições, como o Hospital Bom Jesus, CRAS, CREAS, casa de passagem e a unidade de acolhimento para mulheres vítimas de violência.
A agricultura familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira. Rio Negro possui aproximadamente 1.500 produtores rurais, sendo que 70% são da agricultura familiar.