A Casan reforça aos moradores dos bairros Vila Argentina, Buenos Aires, Ferroviária e Centro orientações para o uso adequado do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Mafra.
Para garantir a eficiência do sistema, é fundamental que cada morador faça sua parte, conectando corretamente sua residência à rede coletora de esgoto da CASAN e adotando boas práticas que garantem o bom funcionamentos dos serviços de coleta e tratamento.
Uma orientação é nunca conectar água da chuva na rede de esgoto, pois essa prática pode sobrecarregar o sistema, causando extravasamentos nas ruas e comprometendo a depuração na Estação de Tratamento.
Outro alerta é sobre o descarte de óleo e lixo na rede de coleta de esgoto. Resíduos como gordura, plásticos, panos, fraldas, tijolos, cabelos e preservativos são os principais causadores de obstruções nas tubulações. Além de bloquear o fluxo nas redes coletoras, esses materiais podem provocar o retorno do esgoto para as ruas e residências, causando transtornos e riscos à saúde.
Saiba Mais:
Boa práticas no uso do Sistema de Esgotamento Sanitário:
– Não descartar lixo no vaso sanitário, incluindo plásticos, cotonetes, preservativos e cabelos.
– Não despejar óleo de cozinha na pia, pois ele se solidifica nas tubulações, causando obstruções.
– Manter ralos de pias e chuveiros sempre limpos, evitando que resíduos sólidos entrem no sistema de esgoto.
– Nunca ligar calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos. Esse tipo de ligação sobrecarrega o sistema, pode causar rompimentos e retorno do esgoto para as ruas ou até mesmo para dentro dos imóveis.
– Direcionar a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, e nunca para áreas abertas ou poços de visita.