A campanha de reforço da vacinação contra a Influenza para o público-alvo iniciará nesta terça-feira (1) em Rio Negro nas unidades de saúde do município. No Paraná a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) antecipou o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas.
O imunizante inicialmente será aplicado em crianças a partir de seis meses até menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Caso tenha febre ou tenha sido diagnosticado com Covid-19, recomenda-se adiar a aplicação.
Para os demais grupos prioritários, a vacinação contra a Influenza seguirá no modelo de campanha, o que inclui trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, dentre outros.
A vacina contra a Influenza foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação, com isso ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização dos grupos prioritários será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.
A vacinação tem grande importância para a proteção individual e coletiva da população, já que a vacina auxilia na redução de complicações causadas pela Influenza, das internações e da mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus na população-alvo. O Dia D da campanha será realizado em 10 de maio (sábado).