Por volta das 15,50 horas de domingo (25), a guarnição da viatura ABTR-123 de Rio Negrinho foi acionada via COBOM para atender a um incêndio em reflorestamento de pinus em Mafra.
Chegando ao local, a equipe confirmou a ocorrência onde o proprietário do terreno identificou-se, informando que havia vendido a plantação para uma empresa terceirizada para retirada das árvores e disse não saber quem poderia ter ateado fogo.
Foi utilizado bombas costais e abafadores para controlar o incêndio. Nas regiões mais acessíveis foi utilizado uma linha direta de 1¹/² para o combate as chamas.
Em conversa com o engenheiro florestal, responsável pela retirada de pinus, foi solicitado a ele, uma máquina para fazer aceiros e mais brigadistas para ajudar no combate ao incêndio.
Segundo informações, a área total é de aproximadamente 40 hectares, sendo que parte (05 hectares) ainda estava com árvores em pé, onde o fogo teve maior intensidade queimando totalmente esta área. Depois o fogo se alastrou nas áreas onde já sido retirados os pinus por aproximadamente 05 hectares.
O terreno apresentava forte inclinação o qual apresentou dificuldades de acesso e operação. Foram utilizados 4.000 litros de água e aproximadamente 05 horas de combate as chamas.
A guarnição retornou ao quartel após controlado o incêndio, deixando o local aos cuidados do engenheiro.
Por Corpo de Bombeiros Militar