Trabalho foi realizado na disciplina de Artes com alunos do 1º ao 5º ano em sala de aula
A pintura “O Grito”, de 1893, feita pelo norueguês Edvard Munch “representa uma figura andrógina que aparenta viver uma profunda angústia e também desespero. Com as mãos levadas ao rosto e boca aberta, como se de fato estivesse gritando, o quadro busca expressar esse sentimento, que, segundo os pesquisadores, o pintor vivenciava”, conforme descreve o site EducaMaisBrasil.
A partir deste princípio, o professor Gabriel de Paula trabalhou com seus alunos do 1º ao 5º ano da EMEB Augusta Vitória uma atividade realizando a releitura da obra ‘O grito’. “Não se trata de um projeto, mas um trabalho realizado em aula. Foi resultado dos estudos de sala, da minha disciplina de arte”, explicou o professor que também desenvolveu esta atividade em outras duas escolas.
Bem-vinda Arte
A atividade inaugurou os estudos de arte “Bem-vinda Arte!”, com algumas etapas realizadas:
– Atividade colaborativa/coletiva
– Leitura de imagem (interpretação visual)
– Criação de sons e imagens (compreender e abordar a obra visual “o grito” sob diferentes perspectivas: cênicas, visuais, sonoras e corporais)
– Releitura (recriando suas próprias versões da obra, incluindo valores humanos que desejam ao mundo e com uso da fotografia).
A atividade também propôs as seguintes questões: o que eu quero expressar/gritar através da arte ao/para o mundo?
Para Gabriel, a arte na escola “visa promover a formação humana, cultural, artística e socioemocional dos alunos, experienciando a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, desenvolvendo a autonomia, a crítica, a autoria e a comunicação”.
O resultado da atividade pode ser visto nas produções dos alunos.
Por Assessoria de Comunicação