A semana começou com muita informação e serviços gratuitos para as mulheres que participaram da ação “Vozes Femininas nas Comunidades” na Associação de Moradores São Francisco, no Bairro Campo do Gado.
O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Políticas Públicas para Mulheres (Departamento da Mulher) de Rio Negro com o apoio de voluntários. Na tarde desta segunda-feira (14) as participantes tiveram à disposição serviços gratuitos de beleza, massagem e acesso a diversas informações importantes que visam o empoderamento, o diálogo e a autoestima das mulheres.
Durante o evento a diretora do Departamento da Mulher, Édina Regina dos Santos, explicou o funcionamento do local e sua missão, além das formas de atuação do departamento com esclarecimentos sobre a prevenção da violência doméstica, formas de violência e o trabalho em rede na proteção e acolhimento das vítimas.
Da mesma forma a ouvidora municipal Jerusa Cleres Hack destacou a importância da Ouvidoria Municipal para que os cidadãos registrem suas demandas. A primeira-dama do município de Rio Negro, Poliana Ribeiro von Linsingen, também participou da ação com mensagens de otimismo para as mulheres.
O empreendedorismo feminino também foi tema de uma apresentação feita pelas profissionais Camila Harger e Kelly França da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Elas explicaram às participantes como funciona a formalização do CNPJ, principalmente com relação ao cadastro de Microempreendedor Individual, que garante vários benefícios. Elas se colocaram à disposição para ajudar as mulheres na formalização de seus negócios no espaço dedicado aos empreendedores na Prefeitura.
O evento contou com a participação de diversas profissionais que proporcionaram uma tarde repleta de serviços gratuitos de beleza e saúde para tornar o dia ainda mais especial para as mulheres. Participaram da ação: Atalíbia Fuchs (blindagem de unhas com esmaltação em gel), Fernanda Cintra (diretora e consultora Mary Kay), Nelice Hames (esmaltação de unhas), Rosimeri Pereira (consultora Mary Kay), Suzan Lara (designer de sobrancelha) e Thais Oliveira (serviços de massagem/fisioterapia).
As mulheres também participaram de um aulão de dança flashback com as instrutoras Edeléia Piovar e Daya Olsen do Projeto Fênix, que realiza atividades na associação todas as quintas-feiras às 19h com participação gratuita do público.
Assim como ocorreu nas edições anteriores, o evento teve sorteios de brindes, um delicioso coquetel e muita descontração. Tudo para garantir uma tarde memorável para as mulheres, sem deixar de lado o propósito da ação, que é compartilhar de maneira informal diversos conhecimentos e inspirar o público feminino com diferentes temáticas para fortalecer a luta pelos direitos das mulheres.
A distribuição de materiais informativos e de absorventes femininos também foi realizada no evento. A próxima edição do projeto “Vozes Femininas nas Comunidades” será na tarde do dia 22 de abril na Fazendinha.