Por volta das 17,35 horas de sexta-feira (12), após solicitação via COBOM, as Guarnições do ABTR-100 e AR-47 deslocaram-se até uma empresa na rua Agricultura Frida Grossel, Faxinal, onde fomos atendidos pelo gerente da empresa, o qual informou que a máquina autoclave, onde é realizado um tratamento em alta temperatura em pneus, apresentou problemas, e muita fumaça.
Após avaliar a situação, foi montado uma adutora com 02 linhas de ataque de 1″/1/2″, e, após desligar a energia do prédio, foi então aberto a máquina, e 02 combatentes em pronto emprego para ação, em caso de ignição espontânea, devido a entrada de oxigênio na máquina.
Após realizar a abertura, foi constatado que havia fumaça, oriunda da tinta de ganchos que são pendurados as carcaças dos pneus, porém, não foi necessário ação de combate. Após retirar todo o lote de pneus, no total de 21, foi realizado uma análise no interior da autoclave, sendo constatado que realmente a tinta que foi pintada os ganchos tiveram reação dentro da máquina autoclave.
Após deixar o local em segurança, foi desmobilizado, e, após coleta de informações com o gerente da empresa, as guarnições retornaram ao PBM, para permanência em prontidão.
Por Corpo de Bombeiros Militar de Mafra