Hong Kong vetou a importação de frango do frigorífico brasileiro Aurora, localizado no oeste de Santa Catarina. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou que recebeu o comunicado oficial confirmando a medida.
Ainda de acordo com o ministério, a suspensão tem caráter temporário. Não foi informado, entretanto, qual será o tempo de vigência. Por meio de sua assessoria, a pasta informou que irá responder aos questionamentos das autoridades de Hong Kong.
A medida ocorreu após um lote de frango do frigorífico Aurora ser apontado por chineses como contaminado pelo coronavírus. A alegação foi feita pela prefeitura de Shenzhen, na província de Guandong.
No dia 14, as Filipinas anunciaram a suspensão da importação de frango brasileiro. De acordo com o Departamento de Agricultura das Filipinas, a medida é transitória, mas não foi estabelecido prazo fixo ou limite para a vigência da proibição.
O Ministério da Agricultura anunciou no dia 13 que pediria explicações à China sobre o episódio. Em nota, o órgão afirmou que não há comprovação científica de transmissão da covid-19 por alimentos congelados.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também divulgou nota informando estar analisando a alegação de identificação “de traços de vírus em embalagem de produto de origem brasileira”. No texto, a entidade argumentou que ainda não está claro em que momento teria havido a eventual contaminação.
A assessoria do frigorífico Aurora respondeu que não se pronunciaria no momento.
Por Agência Brasil