Mesa Diretora da Casa será eleita na sequência do ato de posse
Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, começa uma nova legislatura no Parlamento catarinense. É quando os 40 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse e assumem efetivamente o cargo que deverão ocupar pelos próximos quatro anos. A Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura está marcada para 9h, no Plenário Osni Régis, em Florianópolis, e terá transmissão ao vivo da TVAL, Rádio AL e das Redes Sociais da Alesc.
Conforme o Regimento Interno da Casa, a sessão será presidida pelo parlamentar com mais idade entre os de maior número de legislaturas, que, nesse caso, é o deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Ele vai constituir a mesa de autoridades, convidar dois deputados para ajudar na condução da sessão e proclamar o nome dos eleitos. Em seguida, ele tomará o juramento dos parlamentares que, um a um, serão chamados para assinar o termo de posse.
O mandato dos 40 deputados é de quatro anos e vai de 1º de fevereiro deste ano a 31 de janeiro de 2027. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 vão assumir pela primeira vez.
Eleição do presidente e Mesa diretora
Com todos os deputados empossados, será aberta a sessão preparatória para a eleição do presidente da Assembleia Legislativa, que ficará no cargo por dois anos. A escolha poderá ser em dois turnos, se tiver três ou mais candidatos.
As candidaturas são apresentadas na abertura da sessão. Será eleito o candidato que tiver a maioria simples dos votos válidos. Eleito o presidente, ele assume o cargo de imediato e já comanda uma nova sessão preparatória, dessa vez para a eleição dos demais membros da Mesa diretora: primeiro e segundo vice-presidentes; e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.
Perspectivas para o mandato
A Agência AL conversou com cada um dos 40 deputados eleitos que assumem nesta quarta-feira sobre as perspectivas para o mandato e as principais demandas nas mais variadas áreas da economia catarinense e, em particular, em suas regiões.
- Altair Silva (PP)
- Ana Campagnolo (PL)
- Antídio Lunelli (MDB)
- Camilo Martins (Podemos)
- Carlos Humberto (PL)
- Dr. Vicente Caropreso (PSDB)
- Edilson Massocco (PL)
- Egídio Ferrari (PTB)
- Estêner Soratto Júnior (PL)
- Fabiano da Luz (PT)
- Fernando Krelling (MDB)
- Ivan Naatz (PL)
- Jair Miotto (União Brasil)
- Jerry Comper (MDB)
- Jessé Lopes (PL)
- José Milton Scheffer (PP)
- Julio Garcia (PSD)
- Lucas Neves (Podemos)
- Luciane Carminatti (PT)
- Marcius Machado (PL)
- Marcos da Rosa (União Brasil)
- Marcos Vieira (PSDB)
- Mário Motta (PSD)
- Marquito (PSOL)
- Matheus Cadorin (Novo)
- Mauricio Eskudlark (PL)
- Mauro de Nadal (MDB)
- Napoleão Bernardes (PSD)
- Neodi Saretta (PT)
- Nilso Berlanda (PL)
- Padre Pedro Baldissera (PT)
- Paulinha (Podemos)
- Pepê Collaço (PP)
- Rodrigo Minotto (PDT)
- Sargento Lima (PL)
- Sérgio Guimarães (União Brasil)
- Sérgio Motta (Republicanos)
- Tiago Zilli (MDB)
- Oscar Gutz (PL)
- Volnei Weber (MDB)









