O mês de novembro, que inicia na próxima semana, vai começar um pouco atípico em relação ao tempo, até mesmo com “cara de inverno” no Sul do país. A previsão do tempo não é nada animadora para quem está ansioso pela chegada do verão – ou pelo menos de uma primavera com mais Sol e dias quentes.
De acordo com meteorologistas, o início do penúltimo mês do ano pode ser um dos mais frios da história da região, com direito a geadas no Paraná e até neve em Santa Catarina.
Piter Scheuer, meteorologista previsor do tempo em mais de 50 rádios que também é pesquisador de tempestades e ciclones, afirma que provavelmente de 1º a 3 de novembro os termômetros poderão chegar a temperaturas negativas na Serra Catarinense, com geada generalizada no estado.
“O Rio Grande do Sul e o Paraná também terão problemas com geadas, principalmente nas madrugadas e manhã de Finados (2 de novembro). Vai ser realmente muito frio mesmo, e tem uma pequena chance de neve no topo catarinense”, explica Scheuer em um vídeo publicado no seu Instagram, no qual ele também afirma que vai ser “frio de inverno, só que em novembro”.
Veja o vídeo completo:
Ver esta publicação no Instagram
Por quê?
A mesma previsão de frio fora de época é compartilhada pelo meteorologista Bruno Capucin, que divulgou uma análise na página de Facebook Tempo Online. Segundo ele, que uma frente polar chega no sul do Rio Grande do Sul na tarde do próximo domingo (30), diminuindo as temperaturas de todo o país.
“Para os sulistas, o inverno será relembrado em pleno início de novembro. Os termômetros podem negativar nas áreas serranas, inclusive com chances de geadas em várias partes dos estados da região durante o pico da onda de frio, no dia 2 de novembro”, diz ele.
“A resposta para esse padrão extremo previsto tem relação com a Oscilação Antártica (AAO), um modo de variabilidade climática importante para a circulação extratropical do Hemisfério Sul. Após uma temporada na sua fase positiva, a AAO assume a fase negativa mais expressiva dos últimos meses no final de outubro. Isso significa que o padrão de ventos da corrente de jato passará a apresentar meandros amplificados ao longo do Hemisfério Sul. Um desses meandros atravessa a América do Sul na virada do mês, em um setup digno dos meses de inverno, no entanto, ocorrendo durante a primavera. Essa é a principal razão do frio anômalo que está sendo previsto na próxima semana”, justifica Capucin.
Veja a publicação completa:
Como fica o tempo em RioMafra?
RioMafra também tem previsão de quedas bruscas de temperatura.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), por exemplo, prevê que Rio Negro deve sair de uma máxima de 23ºC na segunda-feira (31) para uma máxima de 12ºC na terça (1), que cai para 11ºC na quarta-feira de feriado (dia 2).
Veja:

Por Millena Sartori/Tribuna da Fronteira









