domingo, setembro 27, 2026
InícioEducaçãoAlunos de escolas municipais de Mafra produzem livros de geografia

Alunos de escolas municipais de Mafra produzem livros de geografia

- Advertisement -

O projeto é inovador nas escolas

Cerca de 200 alunos do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais São Lourenço e Mário de Oliveira Goeldner, em Mafra trabalharam o tema “Livrinhos Geográficos”, com a finalidade de incentivar o aprendizado  dos conhecimentos básicos da Geografia, bem como o desenvolvimento integral do aluno. O projeto se desenvolveu ao longo do 1º Bimestre ao 2º Bimestre deste ano.

O projeto é inovador nas escolas, desenvolvido com base nas dificuldades  vivenciadas pelos professores no momento de transmitir o que um aluno necessita de fato aprender em Geografia para o próximo ano e que necessita para que seu desenvolvimento cognitivo seja pleno, desenvolvendo, assim, seu senso crítico.

Alunos abraçaram o projeto

Foi com base nessas questões que a professora Deborah Henning Barrizon decidiu mesclar elementos ditos durante as aulas e  novos conteúdos, para elaborar os livrinhos geográficos. O percurso percorrido até a confecção dos livros passou por várias etapas, como explicou a professora. “Iniciamos, como todo trabalho científico, trabalhando com a elaboração da “capa”, “contracapa” e modelo “padrão” do livrinho. A capa pôde ser elaborada de forma livre, com informações criadas a partir do campo de vivência do aluno. Dessa forma os alunos abraçaram o trabalho, pois sentiram-se próximos à ele”, explicou.

Ao término da confecção dos livrinhos foi organizada uma exposição, para que os demais alunos da escola pudessem folhear os trabalhos, de modo que se ambientassem com a matéria.

Respeito pela diversidade de culturas

A professora explicou que com os livrinhos geográficos foram trabalhados durante as aulas os valores que asseguram o respeito pela diversidade de culturas, etnias e saberes, abrangendo desde o campo social, ambiental e econômica, no qual a Geografia Humana se insere.

Por Assessoria de Comunicação

a

Últimas Notícias