sexta-feira, outubro 18, 2024
InícioDestaqueNovo Modelo de Carteira de Identidade Nacional terá versão digital

Novo Modelo de Carteira de Identidade Nacional terá versão digital

- Advertisement -

Documento vai conter os dados unificados de 27 estados, com o objetivo de evitar fraudes

A partir de 4 de agosto, as carteiras de identidades emitidas no país terão os dados unificados dos 27 estados em único modelo válido para o território nacional. O objetivo é evitar fraudes como, por exemplo, identidades com numerações diferentes da mesma pessoa em outro estado.

A versão digital do documento e a validação dos dados pessoais para a emissão será feita por meio do site GOV.BR. Por enquanto, sete estados estão habilitados para fazer a Carteira Nacional de Identidade (CNI), em agosto, entre eles Santa Catarina. Acre, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul também estão habilitados. Os demais estados têm até março de 2023 para iniciar a emissão do novo documento.

A troca de identidade antiga para o novo modelo é gratuita, assim como as renovações. Entretanto, a atual carteira de identidade tem validade até 2032, portanto, não será preciso trocar imediatamente, de modo que a transição será gradual.

O documento terá versão física e digital. Quanto à questão de segurança da identidade, especialmente na versão digital, ela possui um QR Code para chegar às informações vinculadas ao banco nacional de dados para verificar a autenticidade do documento. Na versão física, produzida em policarbonato, atende ao cidadão que eventualmente não possui acesso à internet, computador ou smartphone.

A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, o mesmo utilizado para emissão de passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.

 

Por Rede Catarinense de Notícias

Últimas Notícias