quarta-feira, setembro 16, 2026
InícioEducaçãoAlunos do 2º ano da EMEF Amola Flecha aprendem geometria espacial

Alunos do 2º ano da EMEF Amola Flecha aprendem geometria espacial

- Advertisement -

Em uma das atividades as crianças puderam construir os sólidos geométricos vistos em material impresso ou digital, usando massinha de modelar e palitos

Com o tema “Geometria Espacial, onde está no meu dia a dia?”, 13 alunos do 2º ano da EMEF Amola Flecha começaram no primeiro bimestre deste ano a trabalhar o projeto proposto pela professora Iasminda Maria Rauen Deda.

Com o componente curricular principal a matemática e unidade temática a geometria, o objetivo de aprendizagem é  reconhecer, nomear e comparar as figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) as relacionando com objetos do mundo físico – natureza e construções.

A professora explicou como se constrói a aprendizagem utilizando a geometria espacial trabalhada em sala de aula. “Tendo plena convicção de que a aprendizagem é construída pelas interações entre aluno e seu meio, cabe ao professor pela sua mediação intencional e objetiva, criar situações reais em que a criança construa seu saber, com significado para sua vida”.

Na prática

Por meio das atividades, o projeto coloca as crianças em contato com o conhecimento científico de livros didáticos, internet e outros meios, fazendo principalmente com que exercitem na prática o que leram, viram e ouviram.

Em uma das atividades, exemplifica a professora, as crianças puderam construir os sólidos geométricos vistos em material impresso ou digital, usando massinha de modelar e palitos. “Usaram materiais simples, mas ao ganharem forma por suas mãos , deram vértices, arestas e faces, com um sentido real e de fácil compreensão”, disse.

Valores

Empatia e cooperação ficaram evidenciados na ajuda mútua entre os alunos, nos trabalhos em grupo, na troca de experiências e no respeito à individualidade de cada um. “Está sendo portanto, gratificante para eu ver a alegria de um saber sendo construído passo a passo nas trocas de todo dia”, sintetizou a professora.

O projeto continua a ser desenvolvido ainda ao longo do ano na escola.

Por Assessoria de Comunicação

a

Últimas Notícias