sábado, dezembro 21, 2024
InícioDestaqueSociedade Recreativa União - Fuchs completa hoje 100 anos de história

Sociedade Recreativa União – Fuchs completa hoje 100 anos de história

- Advertisement -

Há exatos 100 anos RioMafra via o nascimento da Sociedade Recreativa União – Fuchs, entidade fundada no dia 26 de março de 1922 e inicialmente chamada de Sociedade de Agricultura do Rio Negro. Neste dia foi lançada a pedra fundamental da existência e atividade do grupo, que se fazia necessário para promover reuniões de famílias que dependiam da agropecuária para o seu desenvolvimento econômico e social.

Para comemorar o centenário, ontem (25) foi realizada uma solenidade alusiva e festiva no clube, que reuniu diretores, ex-diretores, sócios, autoridades e convidados especiais. O evento contou com apresentação do histórico da entidade, homenagens a sócios que completaram 25 e 50 anos como integrantes e apresentação de uma placa comemorativa que ficará no hall do clube.

Compuseram a mesa do evento o presidente da Sociedade Recreativa União, João Jacob Fuchs, o prefeito de Rio Negro, James Valério, o presidente da Câmara Municipal de Rio Negro, Ricardo Furquim, secretária de Cultura e Turismo de Rio Negro, Jussara do Rocio Heide e Martin Fuchs, 1º vice-presidente do clube.

Também participaram da solenidade seis ex-presidentes da sociedade: Carlos de Oliveira (gestor em 1977), Ademir de Jesus Leski (gestor em 1982), Heriberto Fuchs (gestor em 1983 e 1984), Reinaldo de Oliveira (gestor de 1985 a 2004).

Diretoria

Atualmente, a diretoria da Sociedade Recreativa União – Fuchs é composta pelos seguintes nomes:

  • Presidente: João Jacob Fuchs
  • 1º vice-presidente: Martin Fuchs
  • 2º vice-presidente: João Fernandes 
  • Tesoureiro: Francisco Schmieguel
  • 2º tesoureiro: Adinaldo Fuchs
  • Secretário: Miguel da Silva
  • 2º secretário: Heriberto Fuchs
  • Diretor de Patrimônio: Jonas Kuss
  • Diretor de Esportes: Antônio de Oliveira
  • Diretor Social: Altamir de Oliveira
  • Orador: Thiago Fuchs
  • Conselho Fiscal: Moacir de Oliveira, Carlos Krachinski, Mario Reichardt
  • Suplentes: Jorge Fuchs, Gilberto Mazur, Giovani Pscheidt, Hildebert Fuchs, Julimar Wilczek, Wyllians Mattge

História do Fuchs

A hoje denominada Sociedade Recreativa União – Fuchs contou com a importante participação de imigrantes alemães e bucovinos na sua formação. 

Logo após a sua fundação a frase “a união faz a força” fez sentido: com o cooperativismo, o resultado foi a aquisição de insumos e produtos em preços melhores, melhorando o resultado das atividades em suas propriedades. As culturas de plantio eram diversas, e a Sociedade contribuía para o progresso de todas. No caso do gado leiteiro, por exemplo, que era dominante na época, o grupo conseguiu melhorar a qualidade genética do plantel, aumentando assim a produtividade e consequentemente a renda  dos riomafrenses.

No início de 1930 os sócios participaram do 1º Congresso de Lavradores Paranaenses de Origem Alemã, na cidade de Curitiba, que contribuiu para a abertura de novos horizontes. Até esta década, a entidade era chamada de Sociedade Regional de Agricultura Ministério Regional de Agricultura de Rio Negro e tinha reuniões realizadas em diferentes locais, normalmente em lugares cedidos pelos próprios sócios. 

Em 1931, na gestão do presidente Walter Weber, foi adquirido o terreno de Ignácio Schelbauer por quinhentos mil réis para a construção da sede, que além de reuniões também serviria para estocagem de insumos e sementes e como palco de jantares e bailes, utilizados para a arrecadação de fundos.

Então em 15 de novembro de 1931 a pedra fundamental para a construção da sede foi lançada, em meio a uma grande festa típica alemã – bucovina. A inauguração ocorreu em 30 de abril de 1932, com um baile e uma domingueira no dia 1 de maio de 1932, e o nome mudou para Sociedade de Agricultura União.

Uma fato curioso é que até 1931 as atas eram escritas em alemão – bucovino, e somente a partir deste ano elas foram escritas em duas línguas: alemão – bucovino e português.

Em 1934 o grupo comprou mais um terreno, de 2.200 m², de Francisco Fuchs. Anos depois, em setembro de 1958 foi lançada a pedra fundamental da cancha de bolão, também em uma festa domingueira que arrecadou fundos para viabilizar a construção do novo lazer dos sócios da sociedade. Os clubes de bolão foram fundados em 1960, e em agosto de 1997 uma nova cancha foi inaugurada – esta que, inclusive, é utilizada até hoje.

Mudança de rumo

Voltando um pouco, em 1990 surgiu a necessidade de um local com uma nova roupagem, mais moderna para a época. Com a já extinta atividade original de ser uma sociedade para fins agrícolas e pecuária, agora a sociedade era somente voltada para atividades sociais, como jantares e bailes, e por isso precisava de uma nova sede. Então, em junho de 1997 foi inaugurado o espaço que até hoje recebe riomafrenses e visitantes em Rio Negro.

Em 29 de outubro de 2010, em assembléia geral ordinária, o nome da sociedade sofreu alteração e passou a ser Sociedade Recreativa União, justificando nos dias de hoje sua atividade preponderante da sociedade.

“Ao longo destes 100 anos de história esta sociedade teve a vigência de três estatutos e a contribuições de vários membros da sociedade riomafrense, estes atuando como presidentes e também como membros da diretoria – ao qual deixamos aqui nossos agradecimentos”, destaca a diretoria da entidade.

Celebração

A seguir, confira fotos do evento festivo realizado ontem (25) em comemoração ao centenário da entidade:

Fotos: Valdete Reddin

 

Por Millena Sartori/Tribuna da Fronteira

Últimas Notícias