sábado, outubro 17, 2026
InícioRegiãoCelesc esclarece a interrupção de energia em Mafra e região

Celesc esclarece a interrupção de energia em Mafra e região

- Advertisement -

Alguns municípios do Planalto Norte catarinense sofreram uma queda de energia na tarde desta terça-feira (18). Segundo nota explicativa da Celesc, houve uma falha  na linha de transmissão que atende as Subestações Brasília, São Bento, Rio Negrinho, Mafra,  Rio Negro e Itaiópolis causou interrupção no fornecimento de energia nas regiões de Mafra e São Bento do Sul.

As subestações de Canoinhas e Papanduva não foram afetadas. Após a primeira queda na distribuição, o sistema religou o abastecimento pela linha reserva, que vai por Canoinhas.

Mafra, Rio Negro, Itaiópolis, Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho foram os municípios afetados com a queda de energia. No pico da ocorrência, quase 100 mil unidades consumidoras ficaram sem luz.

As equipes de emergência da Celesc percorreram as linhas para identificar qual problema ocasionou a falta de energia.  Foram realizadas manobras para o retorno do fornecimento, o que ocasionou instabilidade nas linhas de distribuição.

Às 13h48, as Subestações Brasília, São Bento e Rio Negrinho já haviam sido restabelecidas. Em razão das manobras que estavam sendo realizadas, uma nova queda de energia foi registrada às 14h42, porém, o retorno do sistema elétrico ocorreu minutos depois.

Em Mafra, Rio Negro e Itaiópolis, o abastecimento ficou prejudicado até 16h.

Na região de Mafra, por volta das 17h35, cerca de 1 mil UCs (unidades consumidoras), ainda aguardavam o restabelecimento da energia.  Em razão da condição climática, houveram novas quedas de energia, informou a Celesc. Aguarda-se informações sobre o que causou a falha na interrupção.

a

Últimas Notícias