terça-feira, novembro 3, 2026
InícioRiomafraMemorial da Vida é inaugurado no Cemitério Municipal de Rio Negro

Memorial da Vida é inaugurado no Cemitério Municipal de Rio Negro

- Advertisement -

Espaço foi revitalizado com recursos próprios da Prefeitura e recebeu melhorias no paisagismo, acessibilidade e infraestrutura; cápsula do tempo será aberta daqui a 100 anos

A Prefeitura de Rio Negro inaugurou, na sexta-feira (30), o Memorial da Vida, construído no espaço onde funcionava a antiga Capela Mortuária do Cemitério Municipal. A cerimônia foi realizada às 9h e reuniu autoridades, servidores municipais, lideranças religiosas e moradores.

A antiga capela foi construída na década de 1970, mas acabou destruída por um incêndio na tarde de 2 de novembro de 2019. Após o ocorrido, a Prefeitura construiu um novo Velatório Municipal em um terreno do outro lado da rua. Desde então, a população aguardava a revitalização do espaço, que mantém um significado histórico e religioso para a comunidade.

Neste ano, a Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Habitação realizou a recuperação da área com recursos próprios do município.

Espaço recebeu melhorias e novo ossário

A revitalização contemplou a implantação de um novo paisagismo, a recuperação do histórico cruzeiro, a reconstrução dos sanitários e a construção de um ossário com 51 compartimentos.

Também foi instalado um novo calçamento em pavimento intertravado (paver), além de piso podotátil para melhorar a acessibilidade. O espaço recebeu ainda canteiros e arborização.

Os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico foram elaborados pela equipe técnica da Prefeitura. Durante a inauguração, o assessor direto do secretário de Obras, Nestor Henrique Fadel Bicheski, apresentou detalhes técnicos da execução e dos elementos que compõem o memorial.

A profissional Larissa Grein Becker, da Secretaria de Cultura e Turismo, também compartilhou informações históricas e curiosidades sobre o Cemitério Municipal.

Memorial reúne diferentes crenças

A cerimônia contou com a participação de representantes de diferentes tradições religiosas, que destacaram a importância do espaço para a fé, a memória e a homenagem aos entes queridos, independentemente da crença de cada pessoa.

Estiveram presentes o padre Sércio Ribeiro Catafesta, da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna; o pastor Aislan Henrique Greuel, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; o pastor Cleverton Machado, do Instituto Casa Resgate; e o pastor Josué Ribeiro de Andrade, da 1ª Igreja Batista de Rio Negro.

Entre as autoridades estavam o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen, o vice-prefeito Marcelo Wotroba, os vereadores Elcio Josué Colaço e Milene Torres Gonçalves Stall, além do comandante da 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada, capitão Manoel de Araujo Ferreira Neto. O administrador do Cemitério Municipal, Sidney Itamar Wolter, também participou do evento.

Cápsula do tempo será aberta em 100 anos

Um dos momentos da inauguração foi a criação de uma cápsula do tempo, que recebeu uma mensagem escrita pelo prefeito Alessandro Cristian von Linsingen. A previsão é que o conteúdo seja aberto daqui a 100 anos.

A Prefeitura informou que continuará promovendo ações de conservação e valorização do Cemitério Municipal, respeitando as diferentes crenças e preservando a história do local.

O Cemitério Municipal de Rio Negro está localizado na Rua Coronel Joaquim Teixeira Saboia, nº 269, no Centro.

 

a

Últimas Notícias