terça-feira, setembro 15, 2026
InícioEstadoEleição no Paraná pode ter menor número de candidatos desde 2010

Eleição no Paraná pode ter menor número de candidatos desde 2010

- Advertisement -

Estado tem 977 candidaturas deferidas, enquanto outras 74 ainda dependem de decisões da Justiça Eleitoral

O Paraná poderá ter, nas eleições gerais de 2026, o menor número de candidatos desde 2010. Com o encerramento do prazo para julgamento e substituição de candidaturas pela Justiça Eleitoral, o Estado soma 977 registros deferidos, enquanto outros 74 ainda dependem de decisões definitivas.

O balanço mais recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgado na noite desta segunda-feira (14), aponta que 1.087 candidaturas foram registradas no Paraná. Desse total, 977 foram deferidas, 23 permaneciam pendentes de julgamento e 31 candidatos haviam renunciado. Outros 56 registros foram indeferidos, sendo que 51 ainda aguardavam análise de recursos.

Diante desse cenário, o Paraná deverá chegar às eleições com entre 975 e 1.051 candidatos. A expectativa é de que pouco mais de mil candidaturas permaneçam aptas após a conclusão dos julgamentos e das análises de eventuais substituições.

Em 2010, o Estado teve 842 candidaturas aptas. O número subiu para 1.042 em 2014, 1.178 em 2018 e chegou a 1.471 nas eleições de 2022.

Sete candidatos disputam o Governo do Paraná

Com o indeferimento das candidaturas do Partido da Causa Operária (PCO), o Paraná deverá ter sete candidatos ao Governo do Estado.

As candidaturas vinculadas ao partido foram atingidas pelo indeferimento do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da legenda. A decisão impediu o deferimento dos registros individuais vinculados ao partido, incluindo uma candidatura ao governo, uma ao Senado, duas para deputado federal e duas para deputado estadual.

Os candidatos ao Governo do Paraná são:

  • Alexandre Salomão (Mobiliza);
  • Luiz França (Missão);
  • Requião Filho (PDT);
  • Samuel de Mattos (PSTU);
  • Sandro Alex (PSD);
  • Sergio Moro (PL);
  • Tayná Miessa (UP).

Oito candidatos concorrem ao Senado

Para as duas vagas ao Senado disponíveis pelo Paraná em 2026, oito candidatos permanecem na disputa:

  • Alexandre Curi (Republicanos);
  • Cristina Graeml (PSD);
  • Deltan Dallagnol (NOVO);
  • Dr. Rosinha (PT);
  • Filipe Barros (PL);
  • Gleisi Hoffmann (PT);
  • Joaquim do MLB (UP);
  • Karen Guerreiro (Missão).

Além das disputas majoritárias, o Paraná deverá ter pouco mais de 400 candidatos a deputado federal, que concorrerão a 30 vagas, e menos de 600 candidatos a deputado estadual, para 54 cadeiras na Assembleia Legislativa.

Candidatura de Deltan Dallagnol ainda está sob recurso

Entre os candidatos ao Senado, Deltan Dallagnol é, até o momento, o único que aparece na situação de “deferido com recurso”.

O TRE-PR autorizou a candidatura no último dia 8, em uma decisão apertada, por 4 votos a 3. O caso já chegou ao Tribunal Superior Eleitoral, que deverá dar a decisão definitiva sobre o registro.

Conforme o cenário apresentado, a análise final poderá ocorrer após as eleições. Caso Dallagnol seja eleito e posteriormente tenha a candidatura considerada irregular, poderá haver a necessidade de uma eleição suplementar para o Senado no Paraná.

a

Últimas Notícias