Acidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira (10), na localidade da Estiva; equipes de emergência acompanharam vazamentos e operação de transbordo do combustível
Uma carreta-tanque Mercedes-Benz Actros 2651, carregada com aproximadamente 48 mil litros de gasolina, tombou na madrugada desta quinta-feira (10), na BR-116, no km 37, na localidade da Estiva, em Itaiópolis.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta da 1h20 para atender à ocorrência. O motorista, de 62 anos, já havia deixado o veículo e se deslocado até a base da Arteris Planalto Sul, onde conseguiu solicitar auxílio.

No local, equipes da concessionária realizaram o isolamento e a sinalização da área. Na sequência, a ocorrência também passou a ser acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Carga perigosa exigiu isolamento da área
Durante a avaliação inicial, os bombeiros identificaram que a carreta transportava gasolina, classificada como líquido inflamável, ONU 1203, Classe 3, representando risco devido à possibilidade de vazamento e formação de vapores inflamáveis.

Na vistoria realizada no veículo, foram constatados pequenos vazamentos nas regiões das bocas expulsoras dos tanques. A avaliação completa da parte da carga que estava em contato com o solo não pôde ser realizada naquele momento devido às fortes chuvas, à incidência de raios e ao risco associado à presença de vapores inflamáveis.
Também foi percebido inicialmente um leve odor de gasolina nas proximidades da carreta, que posteriormente se tornou mais intenso. Diante da situação, as equipes mantiveram o isolamento, o monitoramento e o controle da área.
Durante a madrugada, permaneceram no local equipes dos bombeiros, Arteris, PRF e Defesa Civil, além dos coordenadores Regional e Municipal da Defesa Civil de Itaiópolis.
Transbordo de combustível foi concluído

O transbordo dos aproximadamente 48 mil litros de gasolina foi programado para as 5h30. Os procedimentos de segurança foram iniciados durante a manhã e a operação de transferência do combustível foi concluída por volta das 12h45.
Na sequência, começaram os trabalhos para o destombamento da carreta-tanque, com a permanência das equipes de segurança no local durante toda a operação para reduzir os riscos aos profissionais envolvidos.
Após a conclusão dos procedimentos e a desmobilização das equipes, a guarnição do ABTR-101, de Papanduva, retornou ao quartel, permanecendo em estado de prontidão.
A Central da Arteris/Autopista manteve contato com a empresa responsável pelo transporte da carga, a Ambipar e a seguradora para alinhar os procedimentos necessários para a operação.
Da Redação com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Papanduva








