O prefeito de Rio Negro, Alessandro Cristian von Linsingen, participou nesta quinta-feira, em Curitiba, da Assembleia Geral do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP) que oficializou a troca da presidência da instituição para a próxima gestão.
A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, assumiu o cargo ocupado até então pela prefeita Karime Fayad, de Rio Branco do Sul. Alessandro parabenizou a nova presidente e desejou sucesso na nova jornada, enaltecendo a importância que o consórcio tem para a população de Rio Negro e municípios próximos.
Através das redes sociais a nova presidente reforçou o compromisso do consórcio para a melhoria da qualidade de vida da população de toda a região. “Hoje assumo a presidência do COMESP, com muita responsabilidade e compromisso com os municípios da nossa região. Parabenizo a prefeita Karime, pela condução firme enquanto esteve à frente e recebo essa missão com respeito ao trabalho que foi realizado e com a certeza de que vamos avançar ainda mais. Seguimos unidos, fortalecendo políticas públicas e buscando soluções conjuntas para melhorar a vida das pessoas”.
O COMESP tem grande importância para a disponibilidade de exames e consultas para a população, principalmente com relação às especialidades. Com o consórcio os atendimentos ocorrem com um preço baixo, equiparado à tabela do SUS, gerando economias aos cofres públicos.
Também através do consórcio há a possibilidade da realização de muitos serviços dentro do próprio município. Em Rio Negro ocorre anualmente, por exemplo, um mutirão de exames de ultrassonografia. A ação da Secretaria Municipal de Saúde ocorre através do COMESP com o propósito de diminuir a demanda existente sobre esta especialidade.

SOBRE O COMESP
O Consorcio Metropolitano de Saúde do Paraná foi criado em novembro de 2005 e é constituído sob a forma jurídica de direito privado. Tem como objetivo principal melhorar a qualidade da assistência da atenção especializada dos municípios consorciados.
Além da Região Metropolitana de Curitiba, o COMESP também integra municípios do litoral, como Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos, fortalecendo ainda mais esse modelo que leva mais eficiência, economia e qualidade nos serviços públicos.
Além de garantir maior segurança jurídica às relações dos entes envolvidos, por meio do COMESP também é possível:
- Realizar um planejamento regional para investimentos integrados;
- Promover economia em escala com a diminuição de custos na aquisição de bens e serviços;
- Promover ações de gestão dos serviços públicos municipais a serem implementados;
- Realizar estudos, pesquisas ou projetos destinados à formação de recursos humanos nas áreas de interesse do consórcio;
- Firmar convênios, contratos, termos de parceria, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções de outras entidades e órgãos de governo, visando planejar, adotar e executar programas e medidas destinadas à promoção de políticas públicas em favor dos entes consorciados, em especial, apoiando serviços e campanhas dos governos Federal e Estadual;
- Viabilizar a existência de infraestrutura regionalizada na área territorial do consórcio, de maneira a propiciar a integração das diversas instituições públicas e privadas para melhor operacionalização das atividades que passam a integrar as finalidades e objetivos do COMESP.








