A Sanepar iniciou nesta semana uma etapa de ampliação na cobertura de coleta e tratamento de esgotos na Vila Zelinda, em Rio Negro. Houve a implantação de uma estação elevatória com 750 metros de linha de recalque e 1.700 metros de rede coletora. Inicialmente a ação atenderá 70 famílias.
De acordo com a Sanepar, esta etapa é uma ação estratégica para o cumprindo das metas previstas em contrato com o Município de Rio Negro e aproximação da meta nacional prevista pelo novo Marco Legal do Saneamento, que prevê aos municípios o atingimento do índice de 90% na cobertura deste serviço até o ano de 2033.
As obras de expansão, alinhadas com a gestão municipal, visam atender os bairros que ainda não contam com a cobertura de coleta e tratamento de esgotos. Atualmente Rio Negro possui 65% de cobertura. As obras melhorarão ainda mais o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, que atualmente já ocupa posição de destaque nacional.
Além da melhoria na qualidade de vida da população, as obras também levam em consideração o planejamento de pavimentação das ruas na região, que poderá contar com toda a infraestrutura necessária. Na Vila Zelinda há o planejamento para a pavimentação de algumas ruas – com o processo licitatório ocorrendo em breve –, sendo que algumas delas já receberam as obras da Sanepar nesta semana.
A Sanepar é a responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Rio Negro. Outras localidades também receberam obras recentemente. Com foco na universalização do saneamento, a Sanepar adota modelos de prestação de serviços que fortalecem a cooperação entre municípios e promovem ações eficientes. Os relatórios são acompanhados pela Prefeitura Municipal.










