Operação Madeira Fria utilizou drone para investigação e flagrante
A Polícia Civil de Itaiópolis deflagrou a Operação Madeira Fria e desarticulou um grupo que, há meses, furtava madeira de reflorestamento (pinus e eucalipto) em propriedades rurais de Bonsucesso, causando prejuízo a produtores da região.
Os suspeitos invadiam áreas particulares e, para intimidar as vítimas, alegavam falsamente que se tratava de terra indígena. Laudos e consultas oficiais à FUNAI confirmaram que as propriedades atingidas são de domínio privado.
Na fase ostensiva, realizada na última quarta-feira (26), policiais civis de Itaiópolis e Mafra cumpriram mandados de busca na base operacional do grupo. Motosserras e o celular do principal investigado foram apreendidos, e tratores e caminhão passaram por perícia, assim como as áreas desmatadas.
Um dos pontos altos da investigação foi o uso de DRONE pela Polícia Civil, que registrou os suspeitos em ação. Nas imagens, eles chegam a cobrir o rosto para tentar evitar a identificação – sem sucesso.
Segundo o Delegado responsável, a operação é uma resposta firme ao crime organizado que se apropria indevidamente de pautas legítimas para encobrir atividades ilícitas. O inquérito segue em andamento para responsabilizar todos os envolvidos e receptadores.
A Polícia Civil de Santa Catarina reafirma seu compromisso com a proteção do patrimônio dos cidadãos e com a segurança no meio rural.








