Fogo destruiu cerca de 1.500 kg de tabaco
Por volta das 1h10 desta segunda-feira (24), a central de operações dos bombeiros voluntários recebeu um chamado para atender um incêndio, na localidade de Vontroba I, interior de Itaiópolis.
Para o local foi deslocado uma unidade de combate a incêndio, que ao chegar constataram que se tratava de um incêndio em uma estufa secadora de tabaco.
O incêndio encontrava-se em fase de queima livre, sendo que a equipe após verificar as condições de segurança, estabeleceu uma linha utilizando-se de mangueiras de 1 ½ polegadas, iniciando o trabalho de resfriamento das paredes de edificações adjacentes, que corriam o risco de incendiar-se devido a propagação de calor. Após este processo, foi iniciado o combate direto às chamas, sendo gastos cerca de 7000 litros de água para realização do combate e rescaldo.
A edificação de alvenaria que media cerca de 40 m², coberta com telhas de fibrocimento foi totalmente destruída pelas chamas, bem como o tabaco que se encontrava em seu interior, cerca de 1500 kg. Segundo o proprietário, a secagem já tinha sido encerrada e o fogo utilizado para geração de calor, já havia sido extinguido, permanecendo somente motores ligados durante a madrugada para resfriamento.
A Corporação de Bombeiros Voluntários de Itaiópolis utiliza desta ocorrência para novamente alertar produtores de tabaco e funcionários, para que durante todo o processo mantenham atenção e cuidados redobrados para evitar incêndios em estufas, pois mesmo após o encerramento da secagem o risco permanece alto, especialmente pelo calor armazenado na estrutura e pelo ressecamento excessivo dos materiais, especialmente madeiras utilizadas nas edificações.

Da Redação com informações do Bombeiros Voluntários de Itaiópolis







