Conforme anunciado anteriormente pela Tribuna da Fronteira (veja), a Controladoria-Geral do Estado (CGE) do Paraná colocou à disposição sua estrutura da Ouvidoria-Geral para recepcionar denúncias de “fura-filas” da vacina contra a covid-19. Segundo dados da CGE, Rio Negro recebeu duas denúncias de casos assim. A reportagem da TF entrou em contato com a Prefeitura Municipal, que é a responsável pela aplicação dos imunizantes, e a administração municipal emitiu uma nota de esclarecimento, afirmando que não foi notificada. Veja, na íntegra:
“A Prefeitura Municipal de Rio Negro tomou conhecimento sobre a denúncia de fura-filas na vacinação conta a Covid-19 no município através do site do Governo do Paraná em que a Controladoria-Geral do Estado (CGE) registra duas denúncias no município. As denúncias feitas pelo canal são encaminhadas ao Ministério Público que faz a investigação. Até o momento o Município de Rio Negro não foi notificado sobre nenhum dos casos registrados e a Ouvidoria Municipal e Ouvidoria SUS não receberão nenhuma denúncia neste sentido.
A Prefeitura Municipal de Rio Negro salienta que está à disposição da comunidade e dos órgãos competentes para quaisquer esclarecimentos. Destacamos ainda que o município mantém em seu Portal da Transparência sobre a situação do coronavírus, publicações com a relação de imunizados em Rio Negro para consulta da população (https://rionegro.atende.net/?pg=transparencia#!/grupo/15/item/15/tipo/2).
Todas as doses são encaminhadas e geridas pelo Governo do Estado e seguem um rigoroso controle de aplicação e acompanhamento municipal. Antes do início do programa de imunização contra a Covid-19 a Secretaria Municipal de Saúde apresentou o Plano Municipal de Vacinação que norteia os atos da Administração Pública quanto à aplicação das doses, seguindo as diretrizes nacionais e estaduais que contemplam os grupos de risco.
O cidadão pode fazer suas denúncias através da CGE ou diretamente na Ouvidoria Municipal ou Ouvidoria SUS Municipal, por telefone, e-mail ou internet conforme dados no site www.rionegro.pr.gov.br.”
Como denunciar
Você pode denunciar irregularidades na ordem de vacinação do seu município pelo telefone 0800 041 1113; pelo site www.cge.pr.gov.br, na aba OUVIDORIA; pelo e-mail ouvidoria@cge.pr.gov.br; pelo Whatsapp (41) 3883-4014; ou ainda pelo formulário disponível clicando aqui. A denúncia pode ser anônima.